Míssil norte-coreano se despedaçou em 3 no Mar do Japão

Emissora pública japonesa relatou danos ao território

© Reuters

Mundo Pyongyang 29/08/17 POR ANSA

O míssil balístico lançado ontem (28) pela Coreia do Norte caiu no Mar do Japão e provocou danos ao território japonês, informou a emissora de televisão pública do país. Ele teria se despedaçado em três ao atingir a água. O míssil, que percorreu cerca de 2,7 mil quilômetros e passou por cima da ilha de Hokkaido, é visto como mais uma provocação do regime de Pyongyang contra os Estados Unidos, seu inimigo declarado. O Japão e a Coreia do Sul são os maiores aliados de Washington na região.

PUB

Apesar de fazer vários testes e lançamentos de mísseis, essa foi a primeira vez que um dispositivo militar norte-coreano passou por cima do território japonês. Nas outras duas vezes que isso ocorreu, em 1998 e 2009, a Coreia do Norte justificou que fora para lançamento de satélites espaciais. O presidente norte-americano, Donald Trump, reagiu ao ataque e anunciou que está analisando todas as opções contra o país.

Ele conversou com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ressaltando que as ações militares de Pyongyang colocam em risco "não apenas os EUA, a Coreia do Sul e Japão, mas todos os países do mundo". A Rússia, apesar de ser adversária dos EUA, também condenou o lançamento do míssil, uma vez que eleva a tensão na Ásia e pode provocar um conflito militar na região envolvendo as grandes potências, como a China.

+ Pentágono investiga tipo de míssil lançado pela Coreia do Norte

"Se uma guerra começar, ninguém tentará entender quem é o responsável. Emergerá uma realidade absolutamente nova e haverá tragédias infinitas. Por isso, devemos evitar uma guerra de qualquer maneira", disse o vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov.

A representante de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, disse, por sua vez, que as ações da Coreia do Norte "são uma séria ameaça à paz e à segurança internacional", além de pedir união entre os países para resolver a crise.

As Forças Armadas da Coreia do Sul há dispuseram oito bombas na fronteira com a Coreia do Norte, em uma demonstração de sua capacidade militar de reação a um ataque.

O regime de Pyongyang faz, há anos, testes de mísseis, além de ameaçar os EUA. Recentemente, porém, a tensão entre os dois países aumentou, com declarações iminentes de guerra. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 20 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 20 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 20 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 13 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 12 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 19 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 18 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 18 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 19 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos