7 dicas para uma higiene ocular correta

Especialista orienta sobre os principais cuidados ao limpar os olhos

© iStock

Lifestyle SAÚDE OCULAR 31/08/17 POR Notícias Ao Minuto

A limpeza da região ocular, além do fator estético, é fundamental para retirar o acúmulo de oleosidade e evitar quaisquer tipos de infecções no local. Entretanto, muitas pessoas não se atentam a essa higienização ou a realizam de maneira incorreta. Essa falta de cuidado pode causar inflamações ou até mesmo um quadro clínico mais grave, comprometendo a visão. Com o objetivo de alertar e prevenir problemas, o Dr. Ibraim Viana Vieira, oftalmologista do H.Olhos Paulista, elenca sete importante dicas para a correta limpeza dos olhos. Confira.

PUB

+ Confira 3 dicas para prevenir e amenizar a sensibilidade nos dentes

Lave cílios e pálpebras com água, soluções para limpeza ocular ou xampu neutro

A higienização externa, compreendendo cílios e pálpebras, é importante para remover a oleosidade em excesso produzida pelas glândulas da borda palpebral, pois o acúmulo de gordura leva à inflamação local, risco de obstrução dessas glândulas (hordéolo/terçol) e aumento do número de bactérias. O oftalmologista recomenda apenas o uso de soluções oculares específicas ou xampu neutro, pois agridem menos os tecidos dos olhos.

Remova sempre toda a maquiagem

Dormir de maquiagem ou mantê-la na região por períodos muito prolongados facilita a obstrução das glândulas de gordura palpebrais e pode gerar inflamação local, irritação da conjuntiva e da córnea. A remoção deve ser realizada com produtos adequados para não afetar os olhos.

Evite colocar as mãos nos olhos, principalmente sem lavá-las ou depois de utilizar álcool gel

A mão pode trazer diversos corpos estranhos aos olhos, desde agentes alergênicos (poeira e pelos de animais), passando pelos agentes químicos (ácidos e álcool), até contaminantes, como vírus e bactérias. Não coçar os olhos com as mãos sujas é um fator importante para diminuir o risco de infecções.

Colírios podem manter a lubrificação da superfície ocular, mas só o oftalmologista pode identificar o tipo e a frequência adequados

É imprescindível consultar um oftalmologista antes de utilizar qualquer tipo de colírio, seja do tipo lubrificante sem conservantes, lubrificante com conservantes ou vasoconstritores. Estes últimos são muito usados para reduzir o aspecto avermelhado dos olhos por contrair os vasos sanguíneos da região, mas sua utilização em longo prazo pode trazer efeitos colaterais. A automedicação e o uso indiscriminado desses colírios podem levar o paciente a ter conjuntivite química e ceratite medicamentosa. Efeitos mais graves como olho vermelho crônico por efeito rebote e hipertensão arterial também podem ser observados.

Evite compartilhar objetos de higiene pessoal, como lenços e toalhas de rosto

Existem doenças que podem ser transmitidas dessa forma, como as conjuntivites virais e bacterianas, nas quais a transmissão ocorre por contato, e o compartilhamento de objetos pessoais, inclusive de colírios, favorece o contágio.

Evite a aplicação de água boricada e soro fisiológico na superfície ocular

O ideal é sempre optar pelos produtos mais semelhantes possíveis à lágrima. A água boricada não deve ser utilizada, pois apresenta ácido bórico em sua composição e pode gerar uma piora dos sintomas de inflamação em alguns pacientes. O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, ainda pode ser lesivo à mucosa ocular e à córnea, sendo preferível a utilização de colírios lubrificantes.

Tenha cuidado com o manuseio de lentes de contato. Lave-as apenas com soluções adequadas e respeite o tempo de troca.

Existem produtos específicos para higiene das lentes que permitem a retirada de resíduos que causam irritação ocular e eliminam bactérias, fungos e protozoários que podem causar infecções graves.

O grande perigo devido ao mau uso das lentes é a infecção por acantameba, protozoário encontrado na água de torneira ou em soluções de soro fisiológico (após um período de abertura da embalagem) não armazenadas adequadamente e que muitas vezes são utilizadas de maneira incorreta por usuários de lente de contato. A ceratite por acantameba normalmente envolve um tratamento longo, de no mínimo seis meses, e pode levar à redução significativa da visão do paciente.

Um ponto de atenção é em relação ao tempo de troca, que deve ser realizada conforme a orientação do fabricante. Usá-las por um período prolongado aumenta os riscos de infecção e de “rejeição” à lente em longo prazo. Mais um destaque é que lentes de ciclo mais curto reduzem o risco de infecções.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina