Dilma: 'Obras-primas do golpe foram Bolsonaro e a destruição do PDSB'

Num discurso de uma hora e 20 minutos, ela defendeu o ex-presidente Lula e atacou o presidente Michel Temer, a "elite do dinheiro" e a mídia

© Ueslei Marcelino / Reuters

Política Declaração 01/09/17 POR Folhapress

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que o impeachment de seu mandato provocou o "crescimento da extrema-direita" e "a destruição da centro-direita, do PSDB". Num discurso de uma hora e 20 minutos, ela defendeu o ex-presidente Lula e atacou o presidente Michel Temer, a "elite do dinheiro" e a mídia.

PUB

Ela afirmou que a eleição em 2018 "está em disputa se o golpe se reproduz ou se contém". "Tudo o que está em questão é o que vem depois. Só pode ser feito com a participação do povo brasileiro".

Dilma participou do ato "O Brasil um ano depois do golpe", organizado pelo jornal "Brasil de Fato" na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no centro do Rio. O auditório ficou lotado, mas algumas pessoas deixaram o local no meio do longo discurso da ex-presidente.

+ JBS entrega extratos de conta no exterior atribuída a Lula e Dilma

"As duas obras-primas do golpe foram a extrema-direita, refletida no [Jair] Bolsonaro e a destruição da centro-direita, do PSDB", afirmou.

Dilma classificou a proposta de parlamentarismo ou semiparlamentarismo como "um sonho de uma noite de verão do golpista, usurpador mor".

Ela se emocionou ao comentar uma declaração de Lula, que disse que participaria da eleição "solto ou preso, vivo ou morto".

"Mostra a indignação com a extrema injustiça sobre ele. Foi colocado numa situação extrema que se pensa no limite", afirmou.

Ela criticou o empresariado brasileiro, que, para a petista, nunca aceitou as políticas sociais como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.

"O golpe não é fruto da maldade. É uma imposição de algo que ocorreu em 2003, quando interrompemos o neoliberalismo. Essa 'Ponte para o futuro' é uma regressão ao passado. Isso não ganharia uma eleição", declarou Dilma.

"Temos a mais atrasada e irresponsável das elites econômicas. Muitas elites pensaram a sua nação. Mas aqui sempre tivemos dificuldades em fazer os processos mais simples de inclusão", disse a petista.

"O pato amarelo talvez fosse a maior confissão. É impossível sair da crise sem imposto. Mas há uma carga tributária muito alta sobre os mais pobres, classe média e parte dos pequenos empresários. Nunca conseguimos implantar um imposto sobre grandes fortunas", afirmou. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Anthony Vella Há 22 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 1 Hora

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 22 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

esporte Óbito Há 15 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 23 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

mundo EUA Há 20 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

esporte EUA Há 23 Horas

Jogador da NFL é baleado em tiroteio na Florida

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

justica Régis Bittencourt Há 23 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina