Barbosa fala de candidatura em 2018 e ataca políticos: 'Inescrupulosos'

Ministro também afirmou que "Michel Temer deveria ter tido a honradez de deixar a Presidência"

© Ueslei Marcelino / Reuters

Política Entrevista 01/09/17 POR Notícias Ao Minuto

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, citado como um dos possíveis candidatos à Presidência do país, no próximo ano, falou sobre a atual crise política brasileira.

PUB

Em entrevista divulgada nesta sexta-feita (1º), pelo Valor Econômico, o jurista comentou a falta de mobilização popular contra Michel Temer, que tornou-se o primeiro presidente do país a ser acusado de um crime no exercício da função.

"Acho que os brasileiros estão cansados de tudo isso, da instabilidade e dessas manipulações indecentes que são feitas. As pessoas estão na luta pela sobrevivência. Afinal de contas, são 13 milhões de desempregados. A prioridade é sobreviver", disse.

Ele também criticou o que chama de "balbúrdia institucional que se instalou no Brasil". "Nosso país foi sequestrado por um bando de políticos inescrupulosos que reduziram nossas instituições a frangalhos. Em nenhum país do mundo um chefe de governo permaneceria um dia sequer no cargo depois de acusações tão graves quanto aquelas que foram feitas contra Temer. O Brasil entrou numa fase de instabilidade crônica, da qual talvez só saia em 2018", considerou.

+ Aliados dizem que será difícil engavetar nova denúncia contra Temer

Sem mencionar nenhum de seus colegas, o ministro antecipou o engavetamento das ações e soltou o verbo contra os pesos e medidas da Câmara dos Deputados. "Eles instauraram no Brasil a ordem jurídica deles, e não a das nossas instituições. O Brasil teve um processo de impeachment controverso e patético e o mundo inteiro assistiu. A sequência daquele impeachment é o que estamos vendo hoje. Não há parâmetro de comparação entre a gravidade dos fatos. Michel Temer deveria ter tido a honradez de deixar a Presidência".

Sobre a possibilidade de o país adotar o parlamentarismo, ele foi pragmático. "Essa gente é tão sem escrúpulo que vai tentar impor o parlamentarismo para angariar a perpetuação no poder e se proteger das investigações. Esse é o plano. Seria mais um golpe brutal nas instituições".

Cobiçado pela Rede e apontado como nome ideal para formar uma chapa com Marina Silva, que, aliás, entrou em campo pessoalmente para tentar convencê-lo, Barbosa negou a intenção de entrar na vida política. "Não, não sou [ candidato]", respondeu, de forma rápida e curta.

O ex-ministro, no entanto, confirma que se encontrou com Marina, em duas ocasiões. Mas ela não foi a única que "cortejou" Barbosa, um emissário de Lula e dirigentes do PSB também o procuraram. No caso do partido, a tentativa era fazê-lo ir aos festejos dos 70 anos da sigla. Não conseguiram.

Além desses, lideranças evangélicas com mandato político também simpatizam com o jurista, apoiados na religiosidade da mãe de Barbosa, dona Benedita, que é da Assembleia de Deus. Ele, porém, não professa religião. Orgulha-se, em sua passagem pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de ter feito prevalecer a união homoafetiva, que enfrentava a resistência de juízes e cartórios.

Outro motivo de orgulho vem também de um episódio vivido pelo ex-ministro à frente do conselho. Ao visitar uma cadeia no Amazonas, ouviu um grito lá de dentro: "Negão, tu foi o primeiro que botou branco rico na cadeia".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 10 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 8 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 11 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

tech Ataque Há 7 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 10 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 2 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 53 mins

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Signos Há 7 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!