Economistas revisam para cima PIB de 2017 e veem alta de até 1% no ano

Nesta sexta (1º) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a atividade cresceu 0,2% de abril a junho

© Reuters

Economia otimismo 01/09/17 POR Folhapress

Com a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre do ano, alguns economistas começam a revisar para cima as projeções para 2017. Nesta sexta (1º) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a atividade cresceu 0,2% de abril a junho em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação anual, alta foi de 0,3%, a primeira desde o primeiro trimestre de 2014.

PUB

Leia também: PIB do Brasil sobe 0,2% e atividade reforça sinais de recuperação

As expectativas de que a atividade econômica neste ano fique mais próxima de zero são deixadas para trás, substituídas por previsões de alta de até 1%.

A alta de 1,4% do consumo das famílias no segundo trimestre em comparação ao trimestre imediatamente anterior e a elevação de 0,6% dos serviços foram os principais gatilhos para as revisões mais positivas. Do lado da demanda, o consumo responder por cerca de 65% do PIB enquanto os serviços, do lado da oferta, ficam com uma fatia superior a 70%.

Há ainda a percepção de que a melhora da atividade ocorre de maneira mais disseminada, ainda que a alta, de 0,2%, tenha sido inferior ao avanço de 1% registrado pela economia no primeiro trimestre. No período, no entanto, é possível dizer que a agropecuária atuou praticamente sozinha sobre o desempenho.

A consultoria MB Associados esperava alta de 0,3% para o PIB deste ano e, conhecidos os números de abril a junho, elevou a previsão para 0,7%.

Para Sergio Vale, economista-chefe da MB, os números do segundo trimestre permitem um olhar positivo para o ano como um todo. "Na esteira da crise de maio, imaginávamos um impacto maior na economia que, por não ter acontecido, nos fez rever a projeção", diz ele.

Cristiano Oliveira, economista-chefe do Banco Fibra, já esperava uma alta de 0,7% do PIB em 2017 e agora avalia que o avanço pode chegar a 1%. "Tudo indica que o número será mais forte do que a alta de 0,7%. A composição do resultado de hoje veio mais benigna", diz ele.

Oliveira ressalta que a queda de 0,5% da indústria surpreendeu negativamente, mas a abertura dos dados mostra um quadro menos preocupante. Ele lembra que a indústria está sendo puxada para baixo pela construção civil, que caiu 2% e responde por um quarto da indústria. Com fatia de mais da metade do segmento, no entanto, a indústria da transformação, teve leve alta de 0,1% no trimestre.

Bruno Levy, da Tendências Consultoria, esperava alta de 0,3% para o PIB de 2017 e avalia que o desempenho deve ficar mais próximo de 0,5%.

"Saímos do fundo do poço, o pior já passou, mas ainda estamos no buraco", diz Levy. Para ele, a atividade deve começar a acelerar a partir de agora, em especial porque os cortes mais expressivos da taxa básica de juros foram feitos no início deste ano e devem começar a ter efeito no segundo semestre. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula