Todos os erros que se deve evitar em uma dieta de eliminação

Excluir um alimento ou grupo alimentar do regime diário tem os seus riscos

© DR

Lifestyle Conselhos 04/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Uma alimentação saudável deve ser variada, colorida e equilibrada. Contudo, em alguns casos, uma alimentação saudável é também uma selecionada, isto é, que exclui determinados alimentos que são ou podem ser nocivos para a saúde.

PUB

Algumas pessoas aderem à dieta da eliminação por imposição clínica - como é o caso dos doentes celícacos, daqueles que têm a síndrome do intestino irritável ou que fazem alergia a determinados alimentos, por exemplo -, já outras optam por fazer mudanças (e exclusões) porque pura e simplesmente acreditam que assim se perde mais peso. 

A exclusão de alimentos ou grupos alimentares da dieta diária tem alguns riscos associados, especialmente quando tal é feito sem o mínimo conhecimento ou aconselhamento.

Da perda de macronutrientes (carboidratos, gordura e proteína) à carência vitamínica, passando pela escolha menos correta de alternativas, são muitas as consequências relacionadas com uma dieta de alimentação ruim, mas, para que isso não aconteça, deve se que saber o que fazer... ou melhor, o que jamais fazer.

Segundo o site Mind Body Green, são estes os erros a evitar:

1 - Não planejar todos os prós e contras, isto é, não analisar os benefícios e as soluções para os possíveis malefícios. Ao excluir um determinado alimento, é importante ter sempre um outro com características idênticas, não só para assegurar os nutrientes necessários, mas também para que uma possível reintrodução seja mais facilitada.

2 - Incluir muitos alimentos processados... ou que se rotulam como 'livres de...' (açúcar, glúten, leite, etc). Estas opções são prejudiciais à saúde por estarem repletas de corantes, conservantes e químicos alimentares.

3 - Não equilibrar a balança com alimentos saudáveis. Ao seguir uma dieta de exclusão, deve-se apostar nas opções de origem vegetal para obter o máximo de nutrientes possíveis. O consumo de proteína magra é também importante.

4 - Abusar dos alimentos saudáveis. Como em tudo na vida, é preciso ter peso e medida e a alimentação não é exceção, pois de nada vale excluir alimentos 'ruins' quando se abusa dos bons, como o abacate ou as frutas secas. 

5 - Cortar calorias... até mesmo as boas (como são aquelas que têm origem nas gorduras saudáveis).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Dicas domésticas 25/04/24

Quer ter a casa sempre cheirosa? Leia esse artigo!

Lifestyle Saúde 25/04/24

Estudo revela as profissões que aumentam o risco de declínio cognitivo

Lifestyle PERFECCIONISMO 25/04/24

Você é perfeccionista? Saiba quais sinais e como isso afeta sua vida

Lifestyle Receitas 25/04/24

Que tal um brownie de chocolate vegan? Aprenda como preparar

Lifestyle Receitas 25/04/24

Aprenda a preparar Muffins de Chocolate

Lifestyle Aimentação 25/04/24

Produtos 'baixos em gordura' podem enganar; atenção ao ler os rótulos

Lifestyle SAÚDE DO CORAÇÃO 25/04/24

Seis sinais que mostram que pode sofrer de infecção rara no coração

Lifestyle Signos 24/04/24

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

Lifestyle Saúde 25/04/24

O que é a síndrome de Guillain-Barré, que fez Peru decretar emergência

Lifestyle Relacionamentos 25/04/24

Seu parceiro quer se casar com você? Esses são os sinais!