Timochenko é eleito presidente do partido político das Farc

No último dia 1º de setembro, o movimento informou que a direção do partido politico estará composta de 111 integrantes, entre eles várias mulheres

© Reuters

Mundo colômbia 05/09/17 POR Agência Brasil

Rodrigo Londoño Echeverri, o Timochenko, líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), foi eleito nessa segunda-feira (4) como presidente do partido politico Força Alternativa Revolucionária do Comum, que surgiu após a desmobilização da guerrilha. A informação é da Agência EFE.

PUB

"No primeiro plenário do Conselho Nacional dos Comuns, formado por 111 membros, me elegeram como presidente do partido Farc", escreveu Londoño no Twitter.

No último dia 1º de setembro, o movimento informou que a direção do partido politico estará composta de 111 integrantes, entre eles várias mulheres.

"Haverá uma boa cota de mulheres, etnias e todas as expressões do novo movimento. O nosso partido é democrático, queremos ser exemplo da democracia de que a Colômbia precisa", disse Jorge Torres Victoria, o Pablo Catatumbo.

+ Hajj em fotos; a peregrinação dos muçulmanos até Meca

O líder guerrilheiro se pronunciou na última sexta-feira (29) em entrevista coletiva, na qual foram anunciadas as conclusões do congresso realizado pelas Farc na semana passada e que representou sua transformação em partido politico.

Timochenko acrescentou que o primeiro plenário do Conselho Nacional dos Comuns foi realizado nos dias 2 e 3 de setembro e nomeou um Conselho Politico Nacional de 15 membros.

Além de Londoño Echeverri, fazem parte Luciano Marín Arango, conhecido como Iván Márquez, como conselheiro politico, e Pablo Catatumbo, como conselheiro organizacional, entre outros.

Ontem, Timochenko utilizou a mesma rede social para informar que estava retornando a Havana para continuar o tratamento médico que realiza desde julho deste ano.

O chefe das Farc foi hospitalizado no último dia 2 de julho, em uma clínica da cidade de Villavicencio, no centro da Colômbia, após sofrer uma isquemia cerebral transitória.

Posteriormente, o próprio Timochenko confirmou que tinha chegado a Cuba, país que definiu como seu "segundo lar", para receber atendimento médico.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 22 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica Pridão Há 4 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

fama Vídeo Há 3 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

justica Caraguatatuba agora mesmo

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

mundo Coreia do Norte Há 5 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

esporte Al Hilal agora mesmo

Neymar é chamado para desafio especial no Al Hilal; veja o resultado

mundo REINO UNIDO-EDUCAÇÃO Há 23 Horas

Reino Unido cria limite de idade para educação sexual nas escolas

brasil Vírus Há 3 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

brasil Vídeo Há 4 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil sul do brasil Há 5 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta