Treinos intervalados de alta intensidade: erros que se pode cometer

Conhecido por ser um treino curto de grandes gasto calórico e benefícios para o coração, o treino intervalado de alta intensidade tem ganhado muito fãs

© DR

Lifestyle Exercício 05/09/17 POR Notícias Ao Minuto

O HIIT (sigla inglesa para High Intensity Interval Training - Treino Intervalado de Alta Intensidade), consiste em alternar intervalos de exercício realizado à mais alta intensidade de que seja capaz com intervalos de ‘recuperação’ ou descanso a praticar o mesmo exercício mas ao ritmo normal, mais brando.

PUB

Sendo um treino que geralmente demora 10 a 20 minutos, é muito convidativo para quem não tem muito tempo para treinar e quer queimar o máximo de calorias. Mas a rápida e crescente popularidade leva a que muitas pessoas recorram a esta modalidade de treino sem ter uma visão geral, aumentando o risco de erros e até de lesões.

O site Health revelou os sete erros que provavelmente comete quando faz HIIT:

1. Esquecer-se de aquecer. O HIIT é exigente, por isso é preciso fazer algum aquecimento antes, tanto para conseguir a sua performance ideal como para prevenir o risco de lesões.

2. Planejar treinos longos. Quando é bem feito, o HIIT não deve demorar mais de 20 minutos. Em vez de tentar fazer treinos longos, dê o seu máximo nos intervalos de alta intensidade e encurte o treino.

3. Não se esforçar o suficiente. Durante os intervalos de treino de alta intensidade é preciso que se esforce ao ponto de ficar sem fôlego, com os músculos queimando e com a pessoa percebendo mentalmente que não consegue de maneira nenhuma se esforçar mais. Sentir menos do que isto significa que não se está fazendo o esforço suficiente.

4. Ignorar o tempo de recuperação. Se nos intervalos de alta intensidade deve dar o seu máximo, nos de recuperação é necessário que descanse um pouco, recupere o fôlego e deixe o corpo recuperar para logo depois voltar com tudo. Não desvalorize este tempo, claro que tem de continuar a se exercitar, mas não tem de ser a alta intensidade.

5. Escolher movimentos muito complexos. Na primeira sessão de HIIT até pode conseguir realizar movimentos mais complexos, mas tendo em conta o esforço exigido, é provável que com o cansaço comece a realizar incorretamente os movimentos e se arrisque a sofrer uma lesão.

6. Tentar progredir muito rápido. Se escolheu apostar no HIIT é provável que queira tornar-se ‘pró’ num instante, mas isso pode aumentar o risco de lesão. Portanto, é preferível apostar numa progressão mais lenta, mas constante.

7. Fazer HIIT com bastante frequência. Uma regra de outro: mais não é necessariamente melhor. No que diz respeito ao HIIT, duas a três vezes por semana é mais do que suficiente. Tentar fazê-lo diariamente vai aumentar muito o risco de lesão, além de esgotar o corpo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 16 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 16 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 16 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 9 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 8 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 15 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 15 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 15 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 15 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 15 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa