Chile perde para a Bolívia em La Paz e se complica nas Eliminatórias

Com outra péssima atuação, a seleção caiu por 1 a 0 e chegou à segunda derrota consecutiva nas Eliminatórias Sul-Americanas

© David Mercado / Reuters

Esporte copa 05/09/17 POR Estadao Conteudo

O Chile perdeu para a Bolívia na altitude de La Paz, nesta terça-feira, e se complicou na luta por uma vaga na Copa do Mundo do ano que vem, na Rússia. Com outra péssima atuação, a seleção caiu por 1 a 0 e chegou à segunda derrota consecutiva nas Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial.

PUB

Vindo de uma surpreendente derrota em casa para o Paraguai, por 3 a 0, o Chile precisava vencer na altitude para espantar a crise e a pressão sobre o técnico Juan Antonio Pizzi. A derrota, porém, pode tirar a seleção atual bicampeã da Copa América da zona de classificação para a próxima Copa do Mundo.

O resultado manteve os chilenos com 23 pontos. E a seleção que entrou na rodada na quarta colocação da tabela pode ficar de fora até da zona de classificação para a repescagem ao fim desta terça-feira. Melhor para os bolivianos, que já não brigam pela classificação - estão em penúltimo, com 13 pontos - mas complicaram a vida do rival.

O JOGO - Como costuma fazer quando joga na altitude, a Bolívia começou sufocando o Chile. Com mais posse de bola, ganhava o campo de ataque, mas diante da falta de qualidade de seus jogadores, levava perigo apenas na bola parada. Aos cinco minutos, Arce tabelou na cobrança de escanteio e bateu mesmo com pouco ângulo, com muito perigo.

Conhecido por sua ineficiência pelo alto, o Chile sofreria em outras duas oportunidades em escanteios da Bolívia. Aos sete, Bravo saiu muito mal e Moreno ficou sozinho, sem goleiro, mas cabeceou para fora. Dez minutos depois, após nova cobrança pela esquerda, Vidal se atrapalhou e quase marcou contra.

Sem grande criatividade, a Bolívia insistia pelo alto e chegou muito próxima do gol aos 26. Escobar cruzou da direita, Valverde subiu sozinho para cabecear e jogou rente à trave.

A resposta do Chile só veio aos 39 minutos, em chance incrível desperdiçada por Vidal. Isla infiltrou pelo lado direito do ataque e chegou cruzando de primeira, para o meia do Bayern de Munique, que apareceu na segunda trave e finalizou sozinho, praticamente sem goleiro, para fora.

O segundo tempo começou como o primeiro, com a Bolívia dona da posse, ganhando o campo de ataque e sem criatividade. Mas os donos da casa contaram com um erro crasso da defesa adversária para abrir o placar. Aos 12 minutos, Flores arriscou da entrada da área e Marcelo Díaz, extremamente desajeitado, meteu a mão na bola. O árbitro deu pênalti, que Arce bateu firme no canto direito, sem chances para Bravo.

O técnico Juan Antonio Pizzi, então, tentou levar sua equipe à frente com as entradas de Valdivia, ex-Palmeiras, e Leo Valencia, do Botafogo, mas pouco mudou. Os visitantes sequer conseguiram levar perigo a Carlos Lampe e tentaram criar uma oportunidade na marra, ao reclamarem de pênalti em toque com braço de Candía na área. O árbitro não marcou, e o Chile não encontrou qualquer outra forma de chegar ao gol adversário.

FICHA TÉCNICA:

BOLÍVIA 1 X 0 CHILE

BOLÍVIA - Carlos Lampe; Bejarano, Zenteno, Ronald Raldes e Jorge Flores; Valverde (Candía), Justiniano e Jhasmani Campos (Chumacero); Juan Carlos Arce, Pablo Escobar (Gilbert Álvarez) e Marcelo Moreno. Técnico: Mauricio Soria.

CHILE - Claudio Bravo; Mauricio Isla, Gary Medel, Paulo Díaz e Beausejour; Pedro Hernández, Marcelo Díaz (Valdivia), Francisco Silva e Arturo Vidal (Leo Valencia); Eduardo Vargas (Paredes) e Alexis Sánchez. Técnico: Juan Antonio Pizzi.

GOL - Juan Carlos Arce, aos 13 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Wilmar Roldán (Fifa/Colômbia).

CARTÕES AMARELOS - Justiniano, Jhasmany Campos (Bolívia); Beausejour, Alexis Sánchez (Chile).

CARTÃO VERMELHO - Chumacero (Bolívia).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 21 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Insólito Há 4 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo México Há 4 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

fama BERNARD-HILL Há 23 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 22 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

politica Bolsonaro Há 4 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)