Rússia ou Estados Unidos: qual país tem mísseis mais potentes?

Entre as armas russas foram avaliadas as capacidades do míssil Tsirkon, do míssil de cruzeiro X-32 e do míssil balístico intercontinental RS-28 Sarmat

© Reuters

Mundo comparação 06/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Analistas norte-americanos compararam os resultados do desenvolvimento das armas hipersônicas nos Estados Unidos e na Rússia, comunica o Rossiyskaya Gazeta - armas hipersônicas (mísseis) são aquelas que atingem velocidades superiores a Mach 5 (6 mil km/h).

PUB

De acordo com o The National Interest, tais armas poderão mudar o equilíbrio estratégico do mundo.

+ Furacão Irma: autoridades ordenam saída de turistas de Key West

Entre as armas russas foram avaliadas as capacidades do míssil Tsirkon, do míssil de cruzeiro X-32 e do míssil balístico intercontinental RS-28 Sarmat.

O Tsirkon acelerou durante os testes recentes a uma velocidade de Mach 8, o seu alcance operacional é pelo menos de 400 quilômetros. O míssil pode ser incorporado ao exército já em 2019-2020.

O X-32, desenvolvido especialmente para os novos bombardeiros estratégicos Tu-22M3M, já está na etapa final dos testes. O míssil pode voar a uma velocidade de 4 a 4,5 Mach, ultrapassando a maior parte da sua trajetória em uma altitude de 40 a 45 quilômetros, o que permite evitar os erros da eletrônica e o aquecimento.

Mas, de acordo com o The National Interest, o míssil hipersônico mais inovador da Rússia é o RS-28 Sarmat, que praticamente não é interceptável porque pode manobrar na atmosfera e voar segundo uma trajetória diferente da dos mísseis balísticos. Além disso, o míssil tem maior precisão do que os outros e pode utilizar ogivas não nucleares em distâncias intercontinentais.

Os EUA desenvolveram os seus mísseis hipersônicos no âmbito do programa Prompt Global Strike. Foram desenvolvidos dois produtos concorrentes – o Advanced Hypersonic Weapon (AHW) e o Hypersonic Technology Vehicle 2 (HTV-2). Só o AHV passou os testes com sucesso em 2011, mas o último lançamento em 2014 fracassou devido à formação de uma nuvem de plasma e subsequentes falhas dos sistemas eletrônicos.

Os EUA estão cooperando com a Austrália no âmbito do projeto HIFiRE, tendo já sido realizados vários lançamentos de mísseis hipersônicos. Em 2017 estes mísseis conseguiram alcançar a velocidade de Mach 7,5 (9 mil km/h).

O The National Interest também recorda o desenvolvimento dos mísseis X-43A e X-51 WaveRider, capazes de atingir uma velocidade de Mach 9,65 (11,5 mil km/h) e Mach 5,1 (6 mil km/h). O motor do primeiro míssil funcionou só durante 11 segundos, e do segundo – 6 minutos, o que permitiu ultrapassar uma distância de 426 quilômetros, mas, de acordo com o NI, o X-51 ainda não possuiu sistema de direção e ogiva.

Um outro projeto inovador norte-americano, de acordo com a edição, é o desenvolvimento do avião de reconhecimento SR-72, que deverá acelerar a uma velocidade de Mach 6. A nova aeronave deverá estar operacional nos anos 2030.

Comparando as capacidades da Rússia e dos EUA no domínio do desenvolvimento das armas hipersônicas, o The National Interest também menciona a China. No caso deste último país, só existe informação sobre o projeto DF-ZF, um veículo hipersônico de deslize (HGV, na sigla em inglês). Este míssil foi testado 7 vezes, mas os resultados não foram divulgados. Segundo vários rumores, o míssil conseguiu acelerar a uma velocidade entre Mach 5 (6 mil km/h) e Mach 10 (12 mil km/h). Com informações da Sputnik News.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula