Queda da taxa de juros aciona gatilho que reduz ganho da poupança

Ainda assim, a caderneta consegue superar o ganho de algumas aplicações de renda fixa,

© iStock

Economia Consequências 06/09/17 POR Folhapress

A oitava redução seguida da taxa básica de juros acionou a regra que diminui a rentabilidade da poupança, mas, ainda assim, a caderneta consegue superar o ganho de algumas aplicações de renda fixa, como fundos com taxas salgadas e títulos emitidos por bancos.

PUB

Ao cortar os juros para 8,25% ao ano, o Banco Central ativou o gatilho que faz a poupança render 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). Isso acontece sempre que a Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano.

Os cálculos são de Juliana Inhasz, professora de finanças do Insper. A simulação mostra que a caderneta rende mais que CDBs que rendem 80% do CDI, mas perde para o Tesouro Selic. Esses dois últimos investimentos também são afetados pela queda dos juros e sofrem incidência de Imposto de Renda.

"A rentabilidade da poupança cai, mas a caderneta continua atrativa para o pequeno investidor, para aquela pessoa que tem um pouco de dinheiro e não quer deixar parado em uma conta corrente", afirma Juliana Inhasz.

"Esse investidor dificilmente consegue uma taxa de administração boa em fundos. Então a poupança vai continuar sendo um dos melhores investimentos para esse público."

A atratividade da poupança em relação ao Tesouro reside na facilidade dos depósitos. Para comprar títulos públicos, é preciso abrir conta em corretora.

+ Depósitos em poupança superam saques em R$ 2,144 bi em agosto

Levantamento da Anefac mostra que a caderneta rende mais que fundos com taxas de administração superior a 2% ao ano, independentemente do prazo da aplicação. A poupança também ganha dos fundos com taxa até 1,5% ao ano se o resgate ocorrer em até um ano, e tem rentabilidade igual se o saque acontecer entre um ano e dois anos.Mesmo fundos com taxa de 1% ao ano perdem para a caderneta se o resgate for feito em até seis meses.

"Vamos ver um movimento de fundos reduzindo a taxa de administração, porque, se não fizerem isso, vão perder investidores. Essa regra veio para ficar, tão cedo os juros não vão voltar a subir. Os gestores vão ter que reavaliar a taxa de administração", afirma Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor da associação.

INCERTEZAS

O gatilho que reduz o ganho da caderneta passou a vigorar em maio de 2012, em uma tentativa do governo de diminuir a atratividade da poupança. Por ser isenta de Imposto de Renda, a aplicação acabava seduzindo investidores de fundos, em um contexto em que as altas taxas de administração corroíam o retorno desses produtos de renda fixa.

As mudanças foram anunciadas quando a taxa básica estava em 9% ao ano. O timing do governo, porém, foi ruim. Ao entrar em vigor, a inflação estava em 5,2%, mas chegou a 6,5% um ano depois. Com isso, o Banco Central precisou elevar novamente a Selic. Resultado: as novas regras vigoraram por um ano e quatro meses, até agosto de 2013.

Agora, a expectativa é que a regra tenha uma vida mais longa, considerando que a inflação está comportada -2,6% no acumulado em 12 meses até julho- e que o corte de juros é uma das ferramentas do governo para reanimar a economia.

"Não acho que vão subir os juros no ano que vem, mas existem dúvidas sobre a consistência de reformas que garantam juros baixos no Brasil durante um período de tempo mais relevante", avalia André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos. "Está tudo muito travado pela incerteza eleitoral, tem muita coisa pendurada e que pode dar errado", complementa, citando como exemplo a reforma da Previdência.

Esse é o risco também levantado por Juliana Inhasz, do Insper. "O governo não vai conseguir deixar essa taxa baixa, porque não consegue colocar a casa em ordem", afirma. O cenário político internacional é citado como outra incerteza a ser considerada, em especial pelas tensões entre Coreia do Norte e Estados Unidos.

"Imagina que aconteça alguma coisa lá. O dólar vai subir violentamente num ambiente bélico, o que impactaria o Brasil, que teria que subir os juros para manter os investidores aqui", diz Miguel Ribeiro, da Anefac. Com informa

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 7 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 12 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 16 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 16 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 9 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 16 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'