Justiça critica Temer e quer ouvir índios antes da exploração da Renca

Decisão do juiz federal Anselmo Gonçalves aconteceu no Dia da Amazonia, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal no Amapá

© Ueslei Marcelino/Reuters

Brasil polêmica 06/09/17 POR Notícias Ao Minuto

A Justiça Federal do Amapá suspendeu na noite de terça-feira os efeitos do decreto de extinção da Reserva Nacional do Cobre e seus Associados (Renca), um território da Amazônia do tamanho da Dinamarca e que o Executivo pretendia extinguir para facilitar a exploração de mineradoras.

PUB

A decisão do juiz federal Anselmo Gonçalves aconteceu no exato Dia da Amazonia, comemorado a todo 5 de setembro, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP), para quem a medida da Presidência da República é "inconstitucional" e representa "risco de ecocídio" e "prejuízos incalculáveis às comunidades tradicionais e indígenas que habitam a região".

Segundo Gonçalves, ouvir as comunidades afetadas é fundamental, como manda a Constituição Federal e também a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 + O que daria para comprar com o dinheiro de Geddel?

"É certo que as comunidades indígenas têm muito a dizer sobre essa alegada regularização da exploração mineral na Renca, não só porque já sofrem as consequências da exploração clandestina, mas também pela possibilidade de graves danos às nascentes e canais dos rios que cortaram suas terras", ponderou o juiz federal.

A Renca é uma região integralmente protegida com quase 4 milhões de hectares, na fronteira entre o Pará e o Amapá. Criada em 1984 pelos militares, a fim de proteger as suas reservas de ouro, ferro e manganês, entre outros minerais, a reserva é algo de interesses estrangeiros.

Em agosto, o presidente Michel Temer (PMDB) sancionou um decreto presidencial para extinguir a reserva, permitindo a exploração mineral de partes da reserva, algo que desencadeou uma série de críticas dentro e fora do Brasil. O Planalto chegou a retificar o decreto, suspendendo os seus efeitos por um prazo de 120, a fim de debater o assunto com a sociedade.

+'É melhor colocar o Brasil nas Casas Bahia', diz Lula sobre Renca

Em sua decisão, Gonçalves afirmou que "o debate a que agora se propõe o senhor Presidente da República deveria ter sido promovido antes mesmo da extinção da Renca, pois não é sensato debater a conveniência e os efeitos de um ato após tê-lo praticado". E as críticas a Temer não pararam aí.

"O que se espera das autoridades públicas é que combatam condutas criminosas, não que as legalizem ou 'regularizem' […]. Uma reserva mineral não pode ser considerada isoladamente, pois faz parte de um ecossistema que se desequilibra naturalmente", afirmou o juiz, em referência feita em sua decisão ao desastre de Mariana (MG), em 2015.

O governo Temer vem sendo acusado de retrocessos na área ambiental, tendo inclusive sido alvo de críticas diretas por parte do governo norueguês, um dos doadores de recursos para a proteção da Amazônia. Segundo ambientalistas, o presidente vem defendendo a pauta da Bancada Ruralista em troca de governabilidade e votos no Congresso. Com informações da Sputnik News Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 16 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 16 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Polícia Há 7 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

mundo Bioparc Há 13 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

lifestyle Peso Há 15 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

justica Santa Teresa Há 16 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo EUA Há 10 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 16 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 15 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA