'Polícia Federal - A Lei É Para Todos' é para consumo ligeiro

O filme se resume a ficcionalizar o que mais se sabe, agregando situações cuja inverossimilhança provoca efeitos cômicos

© Divulgação

Cultura CRÍTICA 09/09/17 POR Folhapress

Cena 1: interior. Equipe da Polícia Federal prepara ação para deter o doleiro Alberto Youssef. Closes de telas de computadores. Áudio mistura diálogos, sons tecnológicos e de chamadas telefônicas. Equipe acompanha tensa. Edição rápida intensifica a urgência.

PUB

Cena 2: exterior. Comando acelera nas ruas de São Luís em direção ao hotel onde foi confirmada a presença do doleiro. Youssef percebe a ameaça e escapa pelo elevador. Agente o persegue pelas escadas. Suspeito avança em direção à saída, onde não se vê nenhum policial.

As duas primeiras cenas de "Polícia Federal: A Lei É para Todos" revelam o que o filme gostaria de ser e o que, de fato, é. Na primeira, o cenário se assemelha ao da CTU, unidade antiterrorismo da série "24 Horas". A referência, além do suspense e do ritmo acelerado, tem por função aproximar PF e FBI, modelo de eficiência policial. A segunda, por sua vez, deixa perceber como, aqui, a lei tem mais a ver com falhas e improvisos.

Os aficionados por investigações cheias de reviravoltas ficarão mais satisfeitos com o que têm em casa, pois "Polícia Federal: A Lei É para Todos" não vai além da reconstituição que os programas sobre crimes fazem com mais eficácia.Digamos, em defesa, que o objetivo da produção tenha sido revelar detalhes obscuros da Operação Lava Jato. No entanto, o filme se resume a ficcionalizar o que mais se sabe, agregando situações cuja inverossimilhança provoca efeitos cômicos.

De fato, a recriação dos principais capítulos da novela policial e jurídica a que o país assiste há três anos é feita de modo a produzir uma imagem imaculada da PF, uma ilha no mar de lama em que naufragamos.Isso fica evidente, por exemplo, no excesso de cenas que reiteram os valores da corporação e a capacidade individual, o "nós", dito muitas vezes em contraposição a "eles".

Mais que um filme, o que se vê na tela é uma megaoperação publicitária destinada a construir uma imagem, uma estratégia de marketing que visa preservar a instituição em meio à falência generalizada.

O grande problema desse tipo de ficção é pretender se pôr no lugar dos fatos, oferecendo uma versão simplificada para consumo ligeiro. Aponta-se um punhado de vilões e o mal é identificado.

Assim, pode-se ir ao cinema como quem vai cumprir um dever cívico e voltar para casa como se tudo estivesse solucionado.

POLÍCIA FEDERAL - A LEI É PARA TODOSDIREÇÃO Marcelo AntunezPRODUÇÃO Brasil, 2016. 107 min. 12 anos.ELENCO Marcelo Serrado, Antonio Calloni e Flávia AlessandraAVALIAÇÃO ruim

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula