Tucanos cobram rápida investigação e punição ao 'quadrilhão do PT'

Integrantes do partido, incluindo os ex-presidente Lula e Dilma, foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por organização criminosa

© Divulgação

Política Oposição 08/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Após a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal, contra integrantes do PT por organização criminosa, com atuação durante os governos de Lula e Dilma Rousseff, deputados do PSDB defenderam rapidez na apuração do caso e punição exemplar dos envolvidos.

PUB

Além dos ex-presidentes, também são acusados Antonio Palocci, Guido Mantega, Gleisi Hoffmann, Paulo Bernardo Silva, João Vaccari Neto e Edinho da Silva.

Segundo a investigação, os crimes teriam sido praticados pelo menos desde meados de 2002 até 12 de maio de 2016, voltados especialmente para o recebimento de propina no valor de R$ 1,485 bilhão, por meio da utilização de órgãos públicos como a Petrobras, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Para o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), a denúncia comprova algo que todos já tinham conhecimento. “Desde o mensalão sabíamos que essa organização estava instalada com o mesmo modus operandi que atuou depois no petrolão. Chegou a hora de podermos fazer justiça em nosso país e virar essa página vermelha que representou o período em que o PT se instalou na Presidência da República e, concomitantemente, instalou uma organização criminosa que corroeu os pilares da República”, apontou.

+ Após defesa de Joesley, Janot decide revogar imunidade e avalia prisão

O deputado ressaltou que o país enfrenta a pior crise econômica e moral de sua história por causa da atuação criminosa dos petistas. “Esperamos agora que a Justiça seja célere e que tudo seja apurado no menor espaço de tempo e que haja o direito ao contraditório. Mas o fato é que, para nós, está muito claro que essa era uma prática corriqueira e eles apostavam sempre na impunidade. Achavam que pelo projeto de se perpetuar no poder valia tudo, inclusive roubar o país”, completou.

Já o deputado major Rocha (PSDB-AC) lembrou das defesas enfáticas de parlamentares petistas ao procurador-geral desde que ele apresentou denúncias contra adversários do PT. “Agora quero ver o que vão dizer, já que desta vez o Ministério Público revelou para a sociedade o que está por trás das gestões de Lula e Dilma e que, na verdade, a sociedade já sabia”.

Rocha acredita que, apesar de a corrupção sempre ter existido no Brasil, foi a partir da chegada de Lula ao Planalto que ela se sistematizou. Segundo ele, o ex-presidente institucionalizou a corrupção e uma das provas é que todos os ex-tesoureiros do PT foram presos ou respondem a processos por corrupção.

Para Rocha, não restam dúvidas de que Lula sempre foi o cabeça da organização criminosa composta por integrantes da cúpula petista. “Ele foi o líder e principal beneficiário desse esquema de corrupção para compra de apoios políticos para manutenção de poder”, afirmou, ao ressaltar que muitas revelações ainda devem ocorrer.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 17 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 15 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 8 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 15 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 17 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 16 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 17 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 8 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 13 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada