Ato na Praia de Copacabana marca Dia de Prevenção ao Suicídio

Encontro faz parte da campanha Setembro Amarelo, que busca desmistificar o tema e incentivar as pessoas a procurar ajuda psiquiátrica

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Brasil Setembro Amarelo 10/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Um ato na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, marcou na manhã deste domingo (10) o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

PUB

O encontro faz parte da campanha Setembro Amarelo, que busca desmistificar o tema e incentivar as pessoas a procurar ajuda psiquiátrica.

+ 'Pega Ladrão', grita motorista na rua de Joesley

Com cartazes, balões amarelos e carro de som, o ato teve ginástica dançante e transmitia mensagens positivas, como "sorria para a vida" e "sorrir e falar são as melhores soluções".

A manifestação foi organizada pelo psiquiatra Jorge Jaber, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, e reuniu também integrantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), que fizeram uma caminhada pela orla de Copacabana.

Para o psiquiatra, o preconceito é um dos fatores que influenciam na incidência de suicídios, e a disponibilidade de falar sobre o assunto pode salvar a vida de uma pessoa que esteja com esse pensamento.

"Quanto mais se falar nesse tema, mais pessoas que estão enrustidamente desejando se matar se animarão a conversar com alguém. Se essa pessoa encontrar um ouvido, alguém que a escute, às vezes só por 20 minutos, ela pode mudar de ideia", diz Jaber, que acrescenta: "Há um preconceito. As pessoas acham que [o suicídio] é um defeito moral, de caráter. E a pessoa não fala porque acha que será julgada como um ser mais fraco."

A psicóloga Vera Miranda, da organização não governamental SOS Vida, alerta que a sociedade precisa participar dessa mobilização, pois nem sempre o sofrimento das pessoas próximas é perceptível. "Essa realidade pode bater à nossa porta e nas pessoas que nós amamos. A gente tem que despertar e visualizar que, às vezes, alguém do seu lado está sofrendo", afirma a psicóloga, que aconselha sempre a busca de ajuda de profissionais da área de saúde.

Cristo Redentor

A estátua do Cristo Redentor será iluminada de amarelo das 19h às 20h neste domingo para ajudar a divulgar a campanha. A ação é promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina.

No mesmo horário, está prevista uma ação de divulgação da campanha durante o clássico Botafogo x Flamengo, no Engenhão. O jogo começa às 19h. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 21 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 21 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

fama Gracyanne Barbosa Há 20 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

mundo EUA Há 20 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama ANITTA-CANTORA Há 15 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 13 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama CAROL-NAKAMURA Há 17 Horas

Carol Nakamura rebate críticas por estar no Rio Grande do Sul

fama LUISA-MELL Há 16 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul