Flórida tem áreas devastadas, mas aeroportos devem reabrir após Irma

Rebaixado mais uma vez, agora para depressão tropical, o Irma chegou a ser classificado como furacão de categoria 5 -a mais alta

© Chris Wattie/Reuters

Mundo EUA 12/09/17 POR Folhapress

Após a passagem do furacão Irma, aeroportos na Flórida que haviam suspendido os voos devem reabrir parcialmente para o tráfego aéreo nesta terça-feira (12).

PUB

Rebaixado mais uma vez, agora para depressão tropical, o Irma chegou a ser classificado como furacão de categoria 5 -a mais alta- e provocou o cancelamento de dezenas de voos em aeroportos de cidades como Orlando, Fort Lauderdale e Miami.

+ Caribe: vítimas do Irma sofrem com devastação, falta de alimento e água

Algumas áreas do arquipélago de Flórida Keys, por sua vez, permitirão também nesta terça (12) que os moradores retornem para avaliar os danos causados pelo Irma. O fenômeno foi responsável pela destruição de casas e deixou milhares de norte-americanos sem energia elétrica. Ao menos quatro pessoas morreram.

De acordo com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, militares distribuirão alimentos em Flórida Keys e ajudarão a retirar cerca de 10 mil habitantes que não partiram antes da tempestade e estão em áreas ainda alagadas.

A equipe deve contar com o auxílio do porta-aviões do país Abraham Lincoln, que está a caminho das regiões mais afetadas.

A comissária do condado de Monroe, Heather Carruthers, disse que o número de mortos deve aumentar.

"Estamos encontrando alguns restos mortais", disse Heather à rede CNN.

Autoridades pedem para que a população tome cuidado com fios elétricos derrubados, esgoto sem tratamento e também com fauna deslocada, como serpentes e jacarés.

Imagens feitas por moradores do arquipélago mostram casas devastadas pelos ventos que atingiram até 210 km/h e deixaram Florida Keys sem energia, água encanada e serviço de celular.

Após sobrevoar a área, o governador da Flórida, Rick Scott, disse que Flórida Keys ficou "devastada", e que diversos veículos foram destruídos. Segundo ele, cerca de 6,5 milhões de pessoas continuam sem eletricidade no Estado.

O arquipélago de Flórida Keys, que se estende do Golfo do México até a ponta da península da Flórida e se conecta ao continente por uma única rodovia estreita, foi uma das regiões mais atingidas pelo Irma nos EUA.

O presidente americano, Donald Trump, declarou estado de catástrofe natural na Flórida, medida que permite ao governo desbloquear verbas e recursos federais suplementares para socorrer a península afetada pelo Irma.

Segundo os meteorologistas, o olho do Irma continuará se movendo em direção ao Alabama nesta terça 12. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 17 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 16 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 17 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 10 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 9 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 15 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 15 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 15 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 15 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 15 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa