Sindicato dos Bancários critica fala de Doria sobre fusão de BB e Caixa

O tucano afirmou que a fusão de ambos evitaria "a sobreposição e o uso político também"

© Nacho Doce / Reuters

Economia tucano 12/09/17 POR Estadao Conteudo

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região criticou, em nota à imprensa, nesta terça-feira, 12, a afirmação do prefeito de São Paulo, João Doria, de que o País não precisa de dois bancos públicos, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O tucano afirmou hoje, na saída de um evento sobre infraestrutura na América Latina, que a fusão de ambos evitaria "a sobreposição e o uso político também".

PUB

"Não vejo razão de o Brasil ter dois bancos. Respeitando as duas instituições, podemos avaliar a hipótese de uma fusão sem gerar desemprego, formando um banco de altíssima qualidade, capacitada a atuar desde os programas de financiamento rural e casa própria até os de empréstimo e financiamento ao empreendedorismo", disse Doria, na ocasião.

Em resposta, o Sindicato que representa os bancários ressaltou, em nota, que a privatização dos bancos públicos não será a ponte para o Brasil sair da crise.

"Pelo contrário. Irá aprofundar a recessão na medida em que enfraquece o mercado interno e a infraestrutura social e econômica que nos fizeram avançar na última década", rebateu a entidade.

O sindicato defende ainda a urgência na criação de alternativas para a saída da crise e que passem pela retomada da expansão do crédito para setores prioritários como moradia popular e agricultura familiar. De acordo com a entidade, os bancos públicos são "exemplo" para a iniciativa privada além de responderem por políticas anticíclicas em momentos de crise.

Para o sindicato, estratégias de governo comprometidas com a população precisam priorizar a atuação dos bancos públicos no financiamento da indústria nacional, aquisição da casa própria, agricultura familiar e infraestrutura. A entidade destaca também o aumento da participação das instituições financeiras oficiais no crédito total, de 36% para 56% de 2008 para 2016, enquanto a dos bancos privados passou de 64% para 44% no mesmo período.

"Defender os bancos públicos significa, portanto, defender um País melhor, mais desenvolvido, menos desigual, mais justo e mais fortalecido", conclui o Sindicato. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula