Após visita, promotor afirma que mostra LGBT não incita pedofilia

Descartada a hipótese de crime sexual contra crianças, o promotor afirma que agora é preciso analisar se houve "alguma infração administrativa

© Santander Cultura/Divulgação

Cultura porto alegre 12/09/17 POR Folhapress

 "Não houve crime", diz o promotor Julio Almeida, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que analisou a exposição "Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", cancelada pelo grupo Santander no domingo (10) após manifestações contra o que consideravam serem "obras de teor sexual".

PUB

Kim Kataguiri, integrante do MBL, afirmou à reportagem que o problema da mostra seria seu direcionamento "para alunos de escolas públicas e privadas", o que a curadoria da exposição nega.

Após a visita, o promotor disse que a mostra não contém "imagens de crianças simulando relações sexuais, nem exposição de genitália de crianças para fins primordialmente sexuais", considerados incitação à pedofilia de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).

+ Outras cidades podem receber mostra vetada em Porto Alegre, diz curador

Descartada a hipótese de crime sexual contra crianças, o promotor afirma que agora é preciso analisar se houve "alguma infração administrativa", uma vez que o Ministério da Justiça prevê que, em casos de exposições, o procedimento correto seria fazer uma autoclassificação etária. Não havia essa indicação para os visitantes da mostra.

O promotor ainda afirma que, se for constatada alguma infração cometida pelos organizadores, uma ação judicial pode gerar uma multa.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Denise Vilela, também participou da averiguação e afirmou que em qualquer museu do mundo há incitações de nudez, "mas algumas obras [da exposição "QueerMuseu"] me pareceram impróprias para crianças e adolescentes".

Em comunicado após o fechamento da exposição, o banco Santander informou que "isso não faz parte de nossa visão de mundo, nem dos valores que pregamos". "Por este motivo, encerramos antecipadamente a mostra."

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

O caso ganhou atenção de diferentes veículos de notícias americanos, como o "The New York Times" e o "The Washington Post", e o britânico "The Guardian". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Brasil Há 23 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Bastidores da TV Há 23 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Brad Pitt Há 22 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

lifestyle Sono 03/05/24

Nutricionista recomenda seis alimentos para uma boa noite de sono

esporte Real Madrid Há 19 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

justica Charqueada Há 23 Horas

Corpo de adolescente é encontrado em área de mata no interior de SP

mundo Tenerife Há 16 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

economia IMPOSTO-RENDA Há 22 Horas

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

fama MADONNA-CANTORA Há 19 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão