Trump vai receber Temer para jantar em Nova York

Entre os temas a serem tratados está a crise na Venezuela

© Beto Barata/PR

Mundo EUA 12/09/17 POR Folhapress

O presidente dos EUA, Donald Trump, receberá o homólogo brasileiro, Michel Temer, para um jantar na próxima segunda-feira (18) às margens da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

PUB

Foram convidados ainda o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o do Peru, Pedro Pablo Kuczynski –este último ainda não confirmado. Os dois, assim como o argentino Mauricio Macri, já foram recebidos por Trump na Casa Branca no primeiro semestre de seu governo.

O jantar seria inicialmente oferecido a Temer e Santos na Trump Tower, residência do presidente na cidade, mas os planos devem mudar em razão do espaço, já que o convite foi estendido a Kuczynski. O novo local não foi informado devido à segurança.

Entre os temas a serem tratados está a crise na Venezuela. Em agosto, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, fez um tour por Colômbia, Argentina, Chile e Panamá cujo tema central foi o regime de Nicolás Maduro. O Brasil ficou fora do roteiro.

Na ocasião, Pence disse que os EUA queriam trabalhar com países da região e afirmou que a América Latina "pode fazer mais para tentar restabelecer a democracia na Venezuela". "É preciso aumentar a pressão diplomática e econômica", disse o vice de Trump em Buenos Aires.

Macri não vai a Nova York por causa da campanha eleitoral no país, que tem eleições legislativas em outubro, e será representado pela vice, Gabriela Michetti.

Trump e Temer se cumprimentaram e falaram rapidamente durante a reunião do G20, em Hamburgo, na Alemanha. Esse será o primeiro encontro entre os dois, oito meses após a posse de Trump.

Eles, contudo, tinham conversado por telefone logo após a eleição de Trump, em novembro de 2016, e novamente em março, quando o presidente americano disse ter interesse de receber Temer na Casa Branca.

CRISE

Segundo a reportagem apurou, os planos de receber o brasileiro numa visita de trabalho -o que demanda meses de preparação- tiveram como complicador a crise política no Brasil nos últimos meses, quando Temer foi denunciado por corrupção passiva e a Câmara barrou a denúncia em votação em 2 de agosto.

Um encontro às margens da assembleia da ONU passou a ser a opção mais viável.

Um jantar oferecido por Trump à véspera da abertura da Assembleia, na qual se reunirão líderes de mais de 190 países, tem um peso político importante para o Brasil.

A presença dos outros dois líderes sul-americanos, porém, pode dificultar o debate de temas bilaterais Brasil-EUA. É possível, contudo, que o interesse comum dos dois governos em avançar com reformas tributárias seja abordado pelos presidentes.

Temer embarca para Nova York logo após a posse da nova procuradora-geral, Raquel Dodge, na segunda-feira (18).

Na terça (19), ele fará o discurso de abertura da Assembleia Geral, seguido de Trump -é tradição que presidentes brasileiros abram a sessão de debates depois que Oswaldo Aranha, então chefe da delegação brasileira, presidiu a Primeira Sessão Especial da Assembleia, em 1947.

Temer ainda participará do evento "Brazil: The Road Ahead" (Brasil: a estrada à frente), promovido pelo jornal "Financial Times", e da cerimônia para a assinatura de um acordo aprovado por 122 países da ONU para banir armas nucleares. Potências nucleares, como EUA e Rússia não aderiram ao acordo. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 9 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 11 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 11 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 11 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 9 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica Pridão Há 9 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

lifestyle Signos Há 11 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 11 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 10 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta