Deputados discutem sobre mostra de diversidade sexual em Porto Alegre

Tema foi levantado pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), nesta terça-feira (12)

© <a href="https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/445103/bolsonaro-critica-exposicao-imoralidade-financiada-pelo-santander">Luis Macedo / Câmara dos Deputados</a>

Política Câmara 13/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Deputados bateram boca no plenário da Câmara nesta terça-feira (12) sobre a exposição de diversidade sexual promovida em Porto Alegre (RS). O evento foi alvo de críticas de que as obras estariam incentivando a pedofilia, a sexualização de crianças e zoofilia.

PUB

De acordo com o G1, dois promotores do Ministério Público do estado se encaminharam até a sede da exposição, no Santander Cultural, e constataram que não havia pedofilia nas obras expostas.

Quem levantou o tema no plenário foi o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), dizendo que a mostra foi alvo de intolerância e que não havia apologia à pedofilia.

Logo, foi hostilizado por um grupo pró a suspensão da mostra. Entre eles, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) que chegou a segurar cartazes nas costas do deputado do PSOL, enquanto ele discursava. Em resposta, Wyllys arrancou uma das folhas de papel das mãos de Feliciano. Segundo a reportagem, um segurança precisou intervir e se posicionou entre os deputados.

Outros parlamentares também discursaram contra a exposição, alegando que a exposição atentava contra os bons costumes. O deputado Major Olímpio (SD-SP) foi um dos que vaiou o discurso de Wyllys e gritou que ele estaria mentindo.

+ Bolsonaro critica exposição: 'Imoralidade financiada pelo Santander'

Após retornar ao microfone, Jean Wyllys chamou os colegas parlamentares de "bando de ignorantes, bando de hipócritas". O clima ficou mais pesado após uma analogia do deputado, que disse que o crucifixo com Jesus Cristo em uma cruz seria apologia à tortura.

Enquanto os parlamentares ligados à bancada evangélica pediam retratação, os deputados de esquerda acusavam os demais de propagar o "obscurantismo".

Ainda nesta terça, manifestantes contra e a favor do cancelamento de exposição brigaram em frente ao Santander Cultural. Policiais Militares usaram gás lacrimogênio e bombas de efeito moral para dispersar a briga. 

Dois manifestantes que protestavam contra o cancelamento da mostra acabaram presas por desacato e incitação à violência, mas foram liberados após assinar um termo circunstanciado. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 22 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 19 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 23 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 21 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 1 Hora

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech Justiça Há 14 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

fama Casais famosos Há 13 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Titanic Há 4 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado