Longa 'Columbus' dá frescor ao combalido cinema independente americano

Longa minimalista este do sul-coreano Kogonada, que estreia para dar um frescor no combalido cinema independente americano

© Divulgação

Cultura Cinema 14/09/17 POR Folhapress com Sério Alpendre

Numa época em que praticamente não há preocupação com o comportamento da câmera, "Columbus" pode impressionar por seu rigor formal ou causar falsas impressões de frieza.

PUB

No entanto, em um filme todo embebido de arquitetura e do amor por essa nobre arte, fazem sentido os enquadramentos fixos, simétricos, inspirados nos "pillow shots" de Yasujiro Ozu (imagens fixas de ruas e construções praticamente sem pessoas).

Casey (Haley Lu Richardson, numa interpretação primorosa) é uma jovem bibliotecária apaixonada por arquitetura. Ela conhece o executivo Jin (John Cho), filho de um arquiteto coreano famoso que sofreu um ataque e está em coma.

Por algum motivo digno dos filmes de Jim Jarmusch, eles se tornam amigos, contra todas as expectativas e sem excluir aí uma certa tensão sexual. Jin tem uma paixão platônica por Eleanor, companheira do pai, vivida por Parker Posey (musa do cinema independente americano desde os anos 1990).

Casey flerta com um colega da biblioteca, Gabriel (Rory Culkin, um dos irmãos do sumido Macaulay), e se recusa a abandonar a pequena Columbus, em Indiana, porque precisa cuidar da mãe, ex-viciada em drogas.É somente isso, mas tudo isso. Porque nestas linhas está boa parte do que acontece no filme. E, ao mesmo tempo, tudo que se passa é de certo modo indescritível. Está nas reações dos personagens, na maneira como interagem, em cada gesto, cada olhar, cada inflexão de voz.

Longa minimalista este do sul-coreano Kogonada, que estreia para dar um frescor no combalido cinema independente americano. Minimalista porque, na maior parte do tempo, vemos belas construções, e os protagonistas, Casey e Jin, observando-as ou discutindo as obras arquitetônicas do finlandês Eliel Saarinen (1873-1950) e de seu filho Eero (1910-1961), ambos ligados à cidade. E porque, ao vermos tantos nomes creditados como atores nos créditos finais, nos perguntamos brevemente em que filme esse pessoal todo estava, uma vez que a Columbus vista é bela, esverdeada e quase sempre deserta. Com informações da Folhapress e escrita por Sérgio Alpendre.

Veja também: Comédia búlgara 'Glory' trata de corrupção política e dignidade

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 13 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 11 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 4 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 11 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 13 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 12 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 13 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 4 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

justica Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Saúde Há 12 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue