Mitos e verdades sobre tratamentos estéticos para a pele negra

Conheça as tecnologias ideais para este fototipo

© iStock

Lifestyle BELEZA 14/09/17 POR Notícias Ao Minuto

A pele negra possui muitas vantagens estruturais se comparada à pele clara, porém os cuidados são sempre indicados para manter a cútis bela e saudável. Ainda há muitas dúvidas sobre quais procedimentos estéticos são eficazes e indicados para este fototipo.

PUB

Apesar de ser mais resistente aos efeitos do envelhecimento e sofrer menos com a ação dos raios solares, a pele negra é muito sensível às manchas. Estas especificidades podem trazer questionamentos na escolha dos tratamentos.

+ Jennifer Lawrence cruza tapete vermelho usando vestido de noiva

Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional e consultora da HTM Thaís Rodrigues “É importante escolher o procedimento ideal para cada tipo de pele. Atualmente os tratamentos de estética são bastante versáteis e democráticos, com protocolos adaptados para todos os gêneros e fototipos, basta escolher um bom profissional e equipamentos de qualidade”, conclui.

Cada tecnologia possui uma indicação, por isso entenda quais são os mitos e verdades sobre cada método:

Radiofrequência: esta tecnologia é considerada não ablativa, ou seja, não causa danos a pele por não ser invasiva. A pele negra, muitas vezes, pelo alto nível de melanina, tem tendência as hipercromias, manchas hiperpigmentadas como o melasma, por exemplo. Dispositivos de radiofrequência são utilizados com eficácia em pele negra e não causam estas reações adversas. São indicados para o tratamento de várias condições estéticas como rugas e flacidez de pele, bem como no tratamento de afecções como a celulite e gordura localizada. Os equipamentos Límine e Effect são indicados para este tratamento.

Carboxiterapia: este é um método universal e democrático, pois é indicado para todos os tipos de pele. A carboxiterapia é um método invasivo que através de uma pequena agulha realiza a infusão subcutânea do gás carbônico (CO²). Ao injetar o gás, o organismo interpreta a ausência do oxigênio (O²) levando a um aumento da concentração de oxigênio tecidual, estimulando o metabolismo das células e promovendo a melhora da circulação sanguínea. A entrada do gás provoca um processo inflamatório local, que estimula a produção de colágeno e elastina, contribuindo para a melhora do aspecto da pele. O equipamento Pluria é indicado para este tratamento.

Luz Intensa Pulsada: este tratamento é contraindicado para a pele negra. Um dos cuidados para a realização de métodos fototérmicos é de que a pele não esteja bronzeada, ou seja, que haja pouca quantidade de melanina ativa na pele, pois a luz poderá interagir intensamente com o tecido bronzeado. A emissão de luz gerada por equipamentos de IPL tem por afinidade a melanina, e quando se trata de peles negras, é preciso cautela uma vez que a pele e os pelos são escuros, o que dificulta o processo e aumenta o risco de queimaduras. A Luz Intensa Pulsada pode ser usada na epilação, remoção de manchas e rugas, acne, terapia vascular e rejuvenescimento, porém apenas até o fototipo de pele morena.

Ultrassom: o ultrassom de alta potência não apresenta contraindicações pelo fototipo da pele, já que sua atuação se dá nas células de gordura e fibras de colágeno. A associação deste método com as correntes terapêuticas pode trazer bons resultados no tratamento da gordura localizada, celulite, retenção hídrica, flacidez muscular, entre outros. Os equipamentos Vibria e Hibridi são indicados para este tratamento.

Microdermoabrasão: mais conhecido como peeling, este procedimento apresenta uma técnica de esfoliação não invasiva e está dividido em peeling de cristal e diamante. Este procedimento pode ser recomendado para a pele negra, pois auxilia no tratamento da acne, uma afecção muito frequente neste tipo de pele. Devido a maior predominância de glândulas sebáceas no rosto, a pele fica oleosa e contribui com a maior densidade de bactérias causadoras deste mal.

LED/LASER: estas tecnologias atuam nos fotorreceptores, que provocam uma transformação na atividade metabólica da célula, servindo de “combustível” para reações orgânicas. Este é um tratamento não invasivo muito indicado para peles negras, por ser um processo eficaz, não agressivo e sem restrições. É possível realizar protocolos de rejuvenescimento, reparação tecidual, manchas, estrias, entre outros. O equipamento Fluence é indicado para este tratamento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Olivier Masurel Há 23 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Bioparc Há 16 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 21 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

esporte França Há 22 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt

fama Kendall Jenner Há 23 Horas

Kendall Jenner usa vestido inédito da Givenchy no Met Gala

mundo Miss Há 20 Horas

Adolescente americana com Down faz história ao ganhar concurso de miss

mundo Israel/Palestina Há 22 Horas

Israel assume controle da fronteira entre Gaza e Egito em Rafah

fama Cláudia Raia Há 17 Horas

Cláudia Raia mostra imagens encantadoras do marido e do filho: "Amo"

fama Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça