Como identificar a perda auditiva nas crianças?

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a qualidade de vida desde a infância

© iStock

Lifestyle SURDEZ 15/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Preste atenção. Seu bebê parece não se incomodar com barulhos estranhos e nem mesmo esboça um sorrisinho quando ouve a sua voz? Ele tem mais de três anos e ainda demonstra dificuldade de formar palavras e se comunicar? Estes são alguns dos indícios de problemas de audição que podem passar despercebidos aos pais.

PUB

“Podemos começar a suspeitar de dificuldades de audição quando, desde pequenininhas, as crianças não se assustam nem reagem a sons altos demais”, alerta Marcella Vidal, fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas. O ideal é fazer o teste da orelhinha assim que a criança nasce ou o mais cedo possível. “Durante o teste, se for detectado algum problema, a criança será encaminhada para exames mais completos”, explica a especialista.

+ Alzheimer: é possível viver bem e com qualidade de vida; veja dicas

É muito importante o diagnóstico de perda auditiva logo nos primeiros meses de vida, pois tratar o problema desde cedo é o segredo para a criança ter um desenvolvimento normal. “Os pais devem ficar atentos e procurar um médico otorrinolaringologista se acharem que o bebê está demorando demais para emitir os primeiros sons”, aconselha a fonoaudióloga. Se isso não acontecer, mais tarde, no período escolar, essa deficiência poderá trazer dificuldades na aprendizagem e no convívio em sala de aula.

“Quando a criança é maior, fica mais fácil perceber a dificuldade de ouvir, mas aí os problemas decorrentes da deficiência já podem aparecer. Quem assiste à televisão com volume muito alto; não dá atenção ao que os pais falam e é muito disperso nas aulas pode, sim, ter algum problema auditivo”, diz a fonoaudióloga da Telex. Ela reforça que a troca na fala, quando acima dos três anos, também deve ser observada.

Na maioria dos casos, é indicado o uso de aparelho auditivo. E para orientar os pais nessa jornada e ajudar as crianças a atingir seu pleno potencial, a Telex Soluções Auditivas desenvolveu o programa pediátrico “Cuidado Auditivo Amigo da Criança”. Através dele, a família recebe o apoio necessário, com atendimento pediátrico diferenciado, um amplo programa de acompanhamento e soluções auditivas desenvolvidas especialmente para cada caso. E tudo isso com suporte médico especializado.

“A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala, importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, retraimento, problemas de aprendizado e de relacionamento. Por esse motivo, na Telex as crianças têm uma atenção especial para que possam alcançar seu pleno potencial”, explica Marcella Vidal.

Já na escola, a criança muitas vezes não consegue assimilar o conteúdo ensinado pelo professor porque não escuta direito. Além de aparelhos auditivos especiais para os pequenos, a Telex trouxe para o Brasil o “Amigo”, sistema FM que permite a comunicação direta de pais e professores com a criança que não ouve bem. Usada na sala de aula, essa tecnologia é fundamental para o aluno entender com clareza o que o professor está ensinando.

O equipamento tem um microfone transmissor e um receptor. O professor usa o microfone acoplado à roupa e sua voz é transmitida diretamente para o receptor que está no aparelho auditivo da criança. O sistema ajuda a ultrapassar os obstáculos da distância, eco ou ruído de fundo, e mantém o sinal da fala original alto e claro, possibilitando um bom aprendizado ao deficiente auditivo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula