Janot ganha arco e flecha no último dia útil como procurador-geral

Presente é uma referência à frase "Enquanto houver bambu, lá vai flecha"

©  Leonardo Prado/Secom/MPF

Política PGR 15/09/17 POR Folhapress

Em seu último dia útil à frente da PGR (Procuradoria-Geral da República), o procurador-geral, Rodrigo Janot, ganhou um arco e flecha da tribo Xokó, de Sergipe, durante evento com servidores e procuradores do órgão, na tarde desta sexta-feira (15).

PUB

O presente é uma referência à frase "Enquanto houver bambu, lá vai flecha", dita por Janot em uma palestra em São Paulo. A declaração foi criticada pela defesa do presidente Michel Temer, alvo de uma segunda denúncia de Janot ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (14), sob acusação de chefiar organização criminosa e obstruir a Justiça.

Segundo relatos de pessoas que participaram do evento, Janot ficou visivelmente emocionado e com a voz embargada em seu último evento como procurador-geral. Ele apresentou um balanço de sua gestão.

"Juntos vivemos e escrevemos um capítulo muito especial na história do país e do Ministério Público. A esperança ainda triunfa nesta casa. Valeu a pena para mim cada minuto de labuta e até de sofrimento", disse.

Janot, o vice-procurador-geral da República, Nicolao Dino, e o secretário-geral do Ministério Público da União, Blal Dalloul, foram aplaudidos de pé por cerca de 400 pessoas, segundo informou a assessoria da PGR. O evento foi fechado para a imprensa.

Janot recebeu homenagens de membros do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e das unidades do Ministério Público Federal nos Estados.

Um dos discursos mais emocionantes, segundo uma pessoa presente, foi o do procurador Vladimir Aras, secretário de Cooperação Jurídica Internacional de Janot. Ele classificou a gestão como "uma história de fé na Justiça e amor pelo Brasil".

"De sua cadeira solitária chacoalhou o país para fazê-lo melhor, na missão de promover a Justiça onde quer que seja", disse à plateia.

Janot enfrentou na reta final o momento mais tenso de seu mandato, que culminou na rescisão do acordo de delação de Joesley Batista, dono da JBS. Desde que o acordo foi assinado, em maio, a PGR enfrentava críticas por causa da imunidade concedida aos delatores, mas Janot repetia que faria tudo de novo.

A crise foi causada pela suspeita de que um ex-auxiliar do procurador-geral, o ex-procurador Marcello Miller ajudou, enquanto ainda trabalhava no Ministério Público, os delatores da JBS a fechar o acordo com a PGR. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula