Exército turco enfrenta falta de oficiais e pilotos

Situação atual preocupa não só as autoridades turcas, mas também aliados da OTAN

© Khalil Ashawi/Reuters

Mundo alerta 17/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Após a tentativa de golpe do ano passado, a Turquia está vivendo uma importante falta de militares na Marinha e na Força Aérea. Os militares turcos participaram ativamente da tentativa fracassada de golpe de Estado na Turquia em 2016. Como resultado, as autoridades turcas prenderam mais de 1.700 pilotos militares.

PUB

"A falta de pilotos na Força Aérea do país atingiu um nível crítico", disse ex-militar turco Metin Gurcan em uma entrevista ao jornal Financial Times.

+ Donald Trump inventa apelido para Kim Jong-un

A situação atual preocupa não só as autoridades turcas, mas também seus aliados da OTAN, porque o país ocupa o segundo lugar na aliança em termos de número total de efetivos.

Atualmente, a Turquia carece de pilotos, instrutores aéreos e oficiais de alta patente. Para resolver este problema, as autoridades realizaram uma série de ações. 

Em primeiro lugar, Ankara aumentou a duração do serviço militar na aviação até 18 anos e ordenou que os pilotos na reserva e da aviação civil reintegrassem a Força Aérea. Para incentivar estas reintegrações e compensar a perda salarial dos pilotos que trabalham para companhias aéreas comerciais, as autoridades turcas decidiram oferecer-lhes vários bônus.

Por outro lado, Ankara planeja castigar os pilotos que desejam contornar o recrutamento, privando-os de licenças de voo por vários anos. Além disso, as autoridades turcas desenvolveram um sistema para impedir a fuga de militares ao exterior. Cada piloto tem de juntar à Força Aérea do país 15 dias depois de receber a convocação. Em tão pouco tempo, é impossível encontrar trabalho no exterior. 

Para mitigar a falta de pessoal, Ankara também pediu à OTAN para enviar instrutores aéreos. No entanto, a Turquia ainda não recebeu nenhum desses profissionais, de acordo com as fontes consultadas pelo Financial Times. Vários especialistas entrevistados pela mídia não estão certos de que as duras medidas tomadas pelo país ajudem a Força Aérea turca a recuperar.

"A Turquia levará anos para recuperar a experiência perdida", disse Aaron Stein, colaborador do Atlantic Council. Com informações da Sputnik News Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 23 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 21 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Salma Hayek Há 23 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 14 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 18 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

economia Reforma Tributária Há 22 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 23 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

esporte La Liga Há 23 Horas

Ancelotti promove surpresa de última hora nos convocados do Real Madrid