Helena Bonham Carter e Jessica Chastain aquecem corrida para o Oscar

Festival de Toronto serve como vitrine para o prêmio da Academia

© REUTERS/Mark Blinch

Cultura cinema 17/09/17 POR Folhapress

Se a edição deste ano do Festival de Toronto se provar mesmo uma vitrine para o Oscar do ano que vem, a categoria de melhor atriz estará repleta de anti-heroínas. Margot Robbie tem colhido elogios por sua performance como a controversa patinadora Tonya Harding em "I, Tonya", e Frances McDormand por sua mãe justiceira em "Thee Billboards Outisde Ebbing, Missouri".

PUB

A atriz Jessica Chastain também pode se somar ao grupo por seu papel como Molly Bloom, ex-esquiadora que se tornou gerenciadora de um esquema clandestino de apostadores de pôquer. No grupo de jogadores milionários estavam operadores do mercado financeiros, atores hollywoodianos e integrantes da máfia russa.

A história, verdadeira, inspira "Molly's Game", exibido na mostra canadense. O filme marca a estreia na direção de Aaron Sorkin, um dos roteiristas mais badalados das últimas décadas. São dele os roteiros de longas como "A Rede Social", que lhe valeu um Oscar, e da série "West Wing", marco da guinada de qualidade da televisão americana.

Sorkin embute um clima scorsesiano à história de Molly. É ela quem narra, com muito sarcasmo, sua entrada no submundo do jogo, em cenas ágeis que lembram o estilo dos longas de Martin Scorsese.

Filha de um pai rigoroso, se manda para Los Angeles, entra em contato com jogadores e começa a tocar seu próprio esquema de apostas. As coisas, claro, vão mal, e logo ela cai na mira do FBI e de gângsteres.

O tom acertado da performance de Chastain nunca deixa que sua Molly caia na autocomiseração, ela é cínica -quase uma versão masculina do personagem de Leonardo DiCaprio em "O Lobo de Wall Street". E encontra a química certa ao contracenar com Idris Elba, que faz o advogado reticente e algo incrédulo da protagonista.

Outra personagem real que pode fazer sua intérprete aparecer no Oscar é Eleanor Riese, paciente psiquiátrica que nos anos 1980 se tornou um símbolo da luta de portadores de doença mental contra os abusos das instituições manicomiais nos Estados Unidos.

Quem encara o papel em "55 Steps" é a inglesa Helena Bonham Carter. Aqui, claro, não se trata de nenhuma anti-heroína, ao contrário das vividas por Chastain, McDormand e Robbie.

"55 Steps", que estreou mundialmente no Festival de Toronto, é dirigido por Billie August, de "Pelle, o Conquistador" e "A Casa dos Espíritos".

+ Filme sobre Roberto Carlos terá sexo e acidente que o fez perder perna

A primeira cena do filme, com Eleanor se debatendo nas mãos de enfermeiros, parece sugerir mais uma enésima produção sobre hospícios, com médicos truculentos e pacientes maltratados. Em vez disso, August entrega outra enésima produção sobre tribunais, com todos os clichês dos advogados idealistas versus as corporações malignas.

É que o diretor enfoca a batalha judicial de Riese, assistida por sua workaholic advogada, Colette Hugues (vivida por Hillary Swank). Na Justiça, a luta da paciente, que poderia abrir precedente para outros doentes mentais, era por mais diálogo com os psiquiatras e pelo direito de recusar medicamentos, se fosse o caso.

Conhecida pelos papéis excêntricos, Bonham Carter dá comicidade a Riese, portadora de esquizofrenia com tiradas certeiras -especialmente a disparadas contra sua advogada fleumática. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 7 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 14 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 14 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 15 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 15 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 14 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

brasil Brasil Há 4 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"