JBS diz que avalia processar Paulo Rabello, do BNDES

A JBS se queixa das entrevistas "irrefletidas e precipitadas" do presidente do BNDES sobre a eleição de José Batista Sobrinho para a diretoria-executiva

© Adriano Machado/Reuters

Economia DIREÇÃO 20/09/17 POR Folhapress

A JBS enviou nesta terça-feira (19) carta ao BNDES ameaçando processar o presidente do banco, Paulo Rabello de Castro, por declarações feitas à imprensa. Na carta, a companhia afirma que "avaliará os fatos, sendo este o caso, tomará as medidas legais necessárias à proteção de seus direitos e de seus acionistas".

PUB

A JBS se queixa das entrevistas "irrefletidas e precipitadas" do presidente do BNDES sobre a eleição de José Batista Sobrinho para a diretoria-executiva, após a prisão de seu filho Wesley Batista, que comandava a empresa de alimentos.

Segundo a empresa, as críticas provocaram queda no valor das ações da JBS. Os papéis recuaram 3,95% na segunda-feira (18) e 0,95% nesta terça-feira (19).

Batista Sobrinho foi aprovado por unanimidade no conselho de administração, inclusive pela representante do BNDES, a advogada Claudia Santos, em reunião de emergência no sábado (16).

À Folha de S.Paulo Rabello de Castro disse no domingo (17) que Santos tinha votado de forma "autônoma", "sem consultar o comando do banco" e que a reunião teria ocorrido na "calada da noite". "Além da gravidade do conteúdo das afirmações -invalidade jurídica da reunião, pressão à conselheira, entre outras, houve abuso de adjetivos inadequados, como calada da noite, hora de programa humorístico, malandragem, anão em governança, entre outros", diz a JBS.

 

Segundo o documento, as declarações violaram a lei das companhias abertas, que determina que todos os acionistas devem agir no interesse da companhia, e podem configurar também manipulação do mercado, porque ocorreram durante o pregão.

Segundo assessores da JBS, a companhia ainda não tomou a decisão de processar o banco de fomento (que tem 21% das ações da companhia) e o objetivo da carta é avisar Rabello de Castro de que esse comportamento não será tolerado.Procurado, o BNDES informou que "não recebeu essa carta até o presente momento" e que seu presidente "encontra-se em viagem oficial aos Estados Unidos".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site