Nos EUA, Medina vence evento de surfe em piscina de ondas

A segunda colocação outro brasileiro, Filipe Toledo

// $explode1 = explode('=http://rd3.videos.sapo.pt/', $item['media_id']); // $explode2 = explode('/mov', $explode1[1]);

Esporte destaque 23/09/17 POR Estadao Conteudo


No primeiro evento na piscina de ondas do norte-americano Kelly Slater, o Brasil fez bonito com dois surfistas fazendo a dobradinha no pódio. Gabriel Medina foi o campeão, enquanto que Filipe Toledo ficou na segunda colocação. No feminino, a vitória foi da havaiana Carissa Moore, com a australiana Stephanie Gilmore em segundo.

PUB

"Eu fiquei nervoso, mas gostei desse formato de competição. Será um dia que ficará para sempre na memória. É o futuro acontecendo agora. A gente está vivendo um sonho. Foi uma honra viver isso junto com os melhores do mundo", afirmou Gabriel Medina.

A WSL (Liga Mundial de Surfe, da sigla em inglês) testou um novo formato de competição. Os 10 atletas no masculino e as oito no feminino pegaram quatro ondas cada, sendo duas para a direita e duas para a esquerda. A pontuação final era a soma da melhor onda para um lado e a melhor para o outro - esse sistema faz com que se compute uma onda surfada de frente para ela e outra de costas.

"Essa onda é incrível, é a onda dos sonhos, que temos de viajar horas, dias, para buscar uma onda como essa e às vezes nem acha. Tivemos a oportunidade de ter ela tão fácil. Na verdade, estamos vivendo o futuro. É uma onda que qualquer surfista sonharia ter no seu quintal", disse Gabriel Medina.

O evento testou a tecnologia criada por Kelly Slater para formação de ondas para o alto rendimento. Ele trabalhou nisso em segredo por quase uma década e na última terça-feira foi o grande teste. A WSL filmou o evento e inovou na exibição dos tubos, por exemplo, quando exibia no telão o tempo que o atleta ficava encoberto pela onda.

"Ter a capacidade de replicar, mesmo que parcialmente, o poder e a forma das ondas para qualquer pessoa no mundo, em qualquer local e a qualquer momento, é uma coisa verdadeiramente mágica", afirmou Sophie Goldschmidt, diretora executiva da WSL. "Ainda vamos aprender muito sobre como essa tecnologia pode ser aplicada para os eventos ao vivo, como é a performance dos surfistas, como damos a pontuação".

Os atletas presentes consideraram o evento como um "dia mágico" e com o sucesso do primeiro teste outros devem ocorrer nos próximos meses. Depois disso, não será surpresa se nos Jogos de Tóquio-2020 os organizadores optarem por piscina de ondas artificiais para a estreia do surfe no programa olímpico.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador 01/05/24

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 23 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 23 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 16 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 15 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 22 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 22 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 22 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 22 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos