Indefinição anula boas intenções do longa 'A Garota do Armário'

Filme de Marc Fitoussi é uma das estreias da semana nos cinemas nacionais

© Divulgação

Cultura CRÍTICA 21/09/17 POR CÁSSIO STARLING CARLOS, da Folhapress

Mostrar trapaças que empresas fazem para nunca ter prejuízos e a cumplicidade de funcionários que obedecem com medo de perder o emprego. O tema sugere um filme de denúncia, mas "A Garota do Armário" prefere tratar estas questões em registro ameno. Para isso, o roteirista e diretor Marc Fitoussi adota o olhar de Anouk, garota de 14 anos que, como tarefa escolar, cumpre estágio na grande empresa de seguros onde sua mãe trabalha.

PUB

O título brasileiro, demasiado discreto, evoca o lugar reservado a Anouk em sua primeira experiência de emprego. O título original, "Maman a Tort" (mamãe errou), além de mais incisivo, afirma que essa história tem um ponto de vista e um julgamento.

A perspectiva de Anouk dá a ver a burocracia, também conhecida como "organização do trabalho", como um conjunto de absurdos e desperdícios. A observação que a jovem faz do mundo profissional revela o quanto muitas vezes o trabalho não tem nada de produtivo, apenas consome tempo com atividades que serão refeitas no dia seguinte ou por outra pessoa.

+ Camila Morgado e Murilo Benício acertam o tom de 'Divórcio'

O filme, porém, não se satisfaz com esse olhar irônico sobre uma condição da vida moderna que cumprimos com automatismo. A personalidade ingênua de Anouk completa-se com a bondade natural, o que a leva a tentar ajudar a imigrante marroquina Sabrina, mãe de duas crianças que podem ficar sem teto.

À medida que avança, a garota percebe como a lógica da corrupção funciona e transforma todos em cúmplices.Fitoussi, conhecido por ligeirezas como "Copacabana" e "Um Amor em Paris", prefere não se limitar ao cinema de agenda tão praticado hoje. Ao mesmo tempo que tem um viés político e moral, "A Garota do Armário" procura expor as dificuldades econômicas e afetivas da mulher que cuida sozinha da família.

Também inclui elementos das histórias adolescentes, como a paixonite por um colega e a amiga possuída pela febre de consumir. Tantas direções e possibilidades têm a vantagem de produzir um resultado leve, demostrando ser possível tratar de assuntos sérios sem fazer sermão.

A variação de ângulos, porém, produz uma indefinição que anula as boas intenções do filme. Em vez de enfatizar o foco, Fitoussi só exibe um catálogo de situações que se neutralizam, postas para atrair nichos distintos e sem avançar nenhum palmo para não comprometer o divertimento. Com informações da Folhapress. 

A GAROTA DO ARMÁRIO

(Maman a Tort)

DIREÇÃO Marc Fitoussi

ELENCO Jeanne Jestin, Emilie Dequenne, Camille Chamoux

PRODUÇÃO França/Bélgica, 2016, 12 anos

AVALIAÇÃO regular

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 1 Hora

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 10 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 10 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil Brasil Há 22 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"