Fluminense perde para LDU, mas avança na Sul-Americana e pega Flamengo

Antes de pensar no Fla-Flu das quartas de final, porém, o Fluminense volta as atenções para o Campeonato Brasileiro

© REUTERS / Stringer .

Esporte Campeonato 22/09/17 POR Estadao Conteudo

O jovem time do Fluminense foi a Quito e voltará para casa com a vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O gol heroico de Pedro, nos minutos finais, garantiu a classificação do time carioca nesta quinta-feira apesar da derrota por 2 a 1 e de uma atuação para ser esquecida dos comandados de Abel Braga, dominados durante quase todo o jogo pelo adversário. Pouco importa, porque a vaga ficou com a equipe tricolor, que agora fará clássico como Flamengo na próxima fase.

PUB

De quebra, o Fluminense encerrou a freguesia recente diante da LDU. Afinal, foi o rival equatoriano que bateu o time carioca nas decisões da Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana do ano seguinte, sempre com grandes atuações em Quito. Se as derrotas no Equador por 4 a 2, em 2008, e 5 a 1, em 2009, acabaram com a chance de título dos tricolores, esta, mais magra, garantiu a vaga da equipe na próxima fase.

Antes de pensar no Fla-Flu das quartas de final, porém, o Fluminense volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. No domingo, a equipe recebe o Palmeiras, no Maracanã. Até lá, a equipe precisará resolver alguns problemas que repetiu nesta quinta, como os erros nas bolas alçadas à área e o espaço no lado esquerdo da defesa.

Apesar da fraca atuação, as primeiras impressões nesta quinta foram das melhores para o Fluminense. Logo aos dois minutos, Léo cobrou lateral direto para a área, Peu se antecipou à defesa e desviou no travessão. O que ninguém esperava é que esta seria a única chance criada pela equipe ao logo do primeiro tempo.

Isso porque a LDU cresceu imediatamente, ganhou o campo de ataque e passou a aproveitar os espaços pelo lado do campo, principalmente nas costas de Léo. De lá, saiu o cruzamento que quase resultou no gol de Navarro, aos 18 minutos. O Fluminense tentou responder também pelo alto, aos 21, mas Nogueira errou o alvo.

Os cruzamentos da LDU quase sempre encontravam atacantes livres, mas a pontaria não parecia em dia. Aos 31, Narváez ergueu da direita e Betancourt apareceu livre na entrada da área para finalizar firme, com muito perigo.

A melhor chance da LDU no primeiro tempo, porém, viria em um contra-ataque. Aos 39, Nazareno repôs rápido a bola na direita com Julio, que passou como quis pela marcação e deixou Cevallos sozinho na área para marcar. O meia se atrapalhou, mas bateu e viu Lucas salvar o gol certo. No rebote, o equatoriano tentou de novo e, desta vez, parou em Júlio César.

O segundo tempo começou igual, com a LDU dominando a posse de bola e tendo dificuldades para acertar a pontaria. Mas em uma rápida escapada, foi o Fluminense que quase abriu o placar. Wellington Silva acertou longo lançamento para Scarpa, que invadiu a área e foi travado em carrinho de Chala. O brasileiro reclamou muito de pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir.

Só que de tanto falhar nos cruzamentos, o Fluminense finalmente seria castigado aos 12 minutos. Cevallos ergueu a bola da intermediária e encontrou Barcos sozinho, aproveitando a tentativa de linha de impedimento de Frazan. O argentino teve apenas o trabalho de deslocar Júlio César de cabeça.

O gol embalou a LDU, que marcaria o segundo logo na sequência, aproveitando outro erro recorrente do adversário. Julio teve toda tranquilidade para avançar nas costas de Léo e rolar no meio da área para Cevallos, que chegou batendo firme de primeira.

Anderson Julio, da entrada da área, e Bolaños, em ótima defesa de Júlio César, ainda desperdiçaram boas oportunidades para a LDU. E quando o placar parecia definido, veio o castigo para os donos da casa. Aos 41 minutos, Gustavo Scarpa cobrou escanteio da direita, a defesa falhou e Pedro apareceu sozinho na área para marcar.

FICHA TÉCNICA:

LDU 2 X 1 FLUMINENSE

LDU - Leonel Nazareno; John Narváez, Lucas Tagliapietra, Horácio Salaberry e Aníbal Chalá; Edison Vega (Álex Bolaños), Jefferson Intriago, Anderson Julio e Cevallos (Quinteros); Jonathan Betancourt (Cárdenas) e Hernán Barcos. Técnico: Pablo Repetto.

FLUMINENSE - Júlio César; Lucas, Nogueira, Frazan e Léo; Wendel, Douglas (Marlon Freitas), Orejuela e Gustavo Scarpa; Wellington Silva (Robinho) e Peu (Pedro). Técnico: Abel Braga.

GOLS - Barcos, aos 12, e Cevallos, aos 15, e Pedro, aos 41 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Fernando Rapallini (Fifa/Argentina).

CARTÕES AMARELOS - Salaberry (LDU); Orejuela, Pedro (Fluminense)

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador).

Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 9 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 16 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 16 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 16 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 16 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 15 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda