Dilma usava e-mail secreto para alertar aliados, confirma investigação

Informações constam na denúncia apresentada pela PGR contra a ex-presidente, por obstrução de justiça

© Reuters

Política Lava Jato 22/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Os investigadores do Ministério Público Federal (MPF) conseguiram confirmar troca de e-mails entre a ex-presidente Dilma Rousseff e a marqueteira Mônica Moura, que tinham como objetivo alertar tanto Mônica quanto o companheiro dela, o também marqueteiro João Santana, sobre o risco de prisão.

PUB

A informação consta na denúncia apresentada pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no início de setembro, acusando Dilma, Lula e o ex-ministro Aloizio Mercadante de obstrução de Justiça.

“[As investigações] confirmaram diversos telefonemas trocados entre Mônica Moura e terminais cadastrados em nome da Presidência no período dos fatos. A adoção de tais medidas permitiu que João Santana e Mônica Regina Cunha Moura se precavessem contra diligências investigatórias como buscas e apreensões e prisões”.

+ Bolsonaro será lançado como candidato à Presidência pelo PEN na terça

De acordo com informações de O Globo, as acusadas usavam três contas de e-mail secretas para trocar informações. Mas, ao invés de escreverem e, em seguida, enviarem o texto, elas salvavam os escrito na pasta de rascunho. Assim evitariam que rastreios pudessem flagrar as conversas. Ambas tinham a senha das contas e acessavam a caixa de correio eletrônico para conferir os últimos acontecimentos relacionados à operação Lava Jato.

Além disso, as mensagens eram escritas por meio de códigos. “O seu grande amigo está muito doente. Os médicos consideram que o risco é máximo. O pior é que a esposa, que sempre tratou dele, agora está com câncer e com o mesmo risco. Os médicos acompanham os dois dia e noite”, diz texto escrito por Dilma e endereçado a Mônica, conforme Janot.

A delatora, em depoimentos referentes ao acordo de colaboração premiada, já havia dado esta informação ao MPF. Mônica ainda registrou, em cartório, no ano passado, antes de ser presa, o conteúdo do rascunho do e-mail que supostamente recebera de Dilma.

Na denúncia que estava sob sigilo, Janot afirma que “dados telemáticos obtidos (...) confirmaram a existência dos e-mails em questão, inclusive daquele em que o rascunho transcrito acima, o qual já havia sido apresentado por meio de ata notarial (...), foi elaborado”.

Quando da divulgação da delação do casal de marqueteiros, no entanto, Dilma negou a informação. Disse ser “fantasiosa a versão de que a presidenta eleita informava delatores sobre o andamento da Lava Jato”. Também afirmou que “causa ainda mais espanto a versão de que por meio de uma suposta ‘mensagem enigmática’ (estranhamente copiada em um computador pessoal), conforme a fantasia dos delatores, a presidenta tivesse tentado ‘avisá-los’ de uma possível prisão”.

Ainda segundo O Globo, além das mensagens e telefonemas trocados com Mônica, Janot disse que Lula foi nomeado para o cargo de ministro da Casa Civil em março de 2016 para ter proteção. Mercadante, “homem da estrita confiança de Dilma”, diz a peça, foi emissário da presidente para falar com um assessor do ex-senador Delcídio Amaral de modo a evitar que ele firmasse um acordo de delação premiada. Delcídio gravou a conversa com Mercadante.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 6 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 15 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 14 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 15 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

mundo Utah Há 15 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 13 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

justica Violência Há 16 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

mundo Reino Unido Há 11 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 12 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Aliia Nasyrova Há 15 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros