Verdes podem ser a chave para formar coalizão

Franciska Brantner é o possível coringa da eleição alemã deste domingo (24)

© Reuters

Mundo ALEMANHA 23/09/17 POR Folhapress

O verde domina o escritório de Franciska Brantner na cidade alemã de Heidelberg, a 640 km de Berlim. São dessa cor o quadro de recados, os balões, o regador de plástico e a caneca, além do aro de seus óculos.

PUB

Tudo para combinar com a política. Brantner é parlamentar pelo partido Verdes, o possível coringa da eleição alemã deste domingo (24). A legenda não está entre as primeiras nas pesquisas, mas pode ser a chave para uma coalizão.

+ Direita radical avança para se tornar principal oposição a Merkel

Sondagem recente do Forschungsgruppe Wahlen estima que a CDU (União Democrata-Cristã) da chanceler Angela Merkel terá 36% dos votos. O SPD (Partido Social-Democrata) teria 21,5%. Os Verdes, em quinto lugar, teriam apenas 8%.

Sem maioria no Parlamento, hoje Merkel governa com seu rival SPD, o que pode se repetir durante os próximos quatro anos.

Mas, se quiser sacudir a coalizão, como alguns analistas sugerem, ela deve buscar os Verdes e o FDP (Partido Democrático Liberal), que teria 10% dos votos, em uma coalizão apelidada de "Jamaica" devido ao fato de as cores dos partidos -preto para a CDU, amarelo para o FDP e o verde- repetirem as da bandeira jamaicana.

Os Verdes podem não ser expressivos nacionalmente, mas seus eleitores estão concentrados nas áreas mais prósperas, como o Estado de Baden-Württemberg, no sudoeste. Heidelberg é o melhor exemplo do fenômeno. Os Verdes têm cerca de 20% do apoio na cidade de 150 mil habitantes.

Uma das explicações, segundo a legisladora Brantner, é o histórico de atividades. Os Verdes estão no conselho municipal, onde implementaram políticas ligadas à proteção do ambiente e à mobilidade urbana. "As pessoas sabem o que estamos fazendo e gostam."

A estrutura da cidade favorece o partido. A Universidade Heidelberg é uma das mais antigas da Alemanha, com uma população universitária que se alinha aos ideais verdes. A média de idade é de 39,9 anos, o que faz dessa cidade a segunda mais jovem na Alemanha -a média nacional é 46,8 anos.

"É uma população disposta a fazer alguma coisa contra a mudança climática", afirma o prefeito independente Eckart Würzner.

Ainda que possível, uma coalizão entre a CDU, o FDP e os Verdes não será tarefa fácil. Os dois partidos menores defendem políticas díspares. "Estamos dispostos a negociar, mas o FDP é contra diversas das coisas em que acreditamos", diz Brantner. "Eles não querem, por exemplo, investir em moradia social."

O debate, porém, não é inviável. A CDU e os Verdes já se reuniram nos anos 90 em um movimento chamado "Conexão da Pizza". Eles debatiam em um restaurante italiano, o que deu o nome.

"A coalizão 'Jamaica' é a única alternativa", diz Oswald Metzger, um dos participantes dos encontros. A aliança entre CDU e SPD é, segundo ele, motivo para a insatisfação. "Enquanto a coalizão persistir, vão surgir pequenos partidos de protesto", afirma, citando a sigla radical de direita AfD (Alternativa para a Alemanha).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico