Atual campeão, Kipsang prevê São Silvestre 'mais fácil'

Atual campeão da Corrida Internacional de São Silvestre, o queniano Edwin Kipsang está convicto de que poderá voltar a vencer a próxima edição da tradicional prova de rua paulistana, na próxima terça-feira, quando ele espera ter ainda mais facilidade do que teve em 2012 para chegar em primeiro lugar na disputa masculina.

© Reuters

Esporte Quénia 29/12/13 POR Agencia Estado

"Vencer a São Silvestre novamente seria uma das melhores coisas para mim. Esse ano vai ser mais fácil porque eu conheço o percurso", disse o fundista de 24 anos, em declarações reproduzidas neste domingo pelo site oficial da São Silvestre.

PUB

No ano passado, Kipsang ganhou a mais famosa corrida de rua realizada na América Latina ao terminar os 15 quilômetros da prova em 44min04s. Ele foi apenas dez segundos mais rápido do que o seu compatriota Joseph Aperumoi, o segundo colocado, enquanto o também queniano Mark Korir veio logo atrás, em terceiro, ao cravar o tempo de 44min21s.

Kipsang entrará nesta disputa por mais um título da São Silvestre com a vantagem de também estar totalmente ambientado ao Brasil, pois vem treinando há um ano em Nova Santa Bárbara, no Paraná, onde vem sendo preparado por Moacir Marconi, brasileiro que é técnico e empresário do corredor.

"Em 2012, a confiança era tanta, que até eu suspeitava dele. Ele falava: 'Marconi, eu vou ganhar'. Ele é um quinta marcha, tem um potencial fantástico e treina muito. É muito forte. Ele tem uma cabeça fantástica. É super focado, um cara muito positivo e confiante", disse Marconi, revelando que no ano passado Kipsang já exibia convicção de que venceria a São Silvestre.

Korir, por sua vez, admitiu ao site oficial da São Silvestre que será "muito difícil" superar Kipsang neste próximo dia 31, mas acredita que isso terá maiores chances de acontecer se o clima estiver bastante quente na hora da prova, cuja largada masculina do pelotão de elite será às 9 horas.

Marconi, que também treina Korir, aponta que o corredor pode se beneficiar do clima mais quente por ter mais resistência do que Kipsang. "O Korir é mais rápido de chegada, já o Edwin mata os adversários no meio da corrida. Ele é muito forte de ritmo", disse o técnico, para mais tarde enfatizar que o calor não deve ser um fator tão preocupante, até pelo fato de a corrida ocorrer nas primeiras horas da manhã. "Na verdade, o calor atrapalha, mas o que mata o atleta é a umidade", analisou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 20 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 20 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 21 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 21 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 20 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda