Pezão diz desconhecer invasões de residências na Rocinha

Nas redes sociais, foram compartilhadas fotos de portas arrombadas e casas reviradas e relatos de agressões gratuitas

© Valter Campanato/Agência Brasil

Brasil Rio de Janeiro 24/09/17 POR Estadao Conteudo

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), disse neste domingo, 24, que desconhece informações sobre invasões de residência de moradores da Rocinha, favela ocupada pela polícia e as Forças Armadas desde que foi invadida por traficantes que disputam o controle da venda de drogas. Nas redes sociais, foram compartilhadas fotos de portas arrombadas e casas reviradas e relatos de agressões gratuitas, verbais e físicas, além de roubo de pertences pessoais, como celulares e pares de tênis. As ações são atribuídas a agentes de segurança.

PUB

"Eu não tenho informação sobre isso. Estou em contato permanente com muitos moradores que conheço da Rocinha. A PM, com o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais, o Batalhão de Cães, fica o tempo que for necessário para continuarmos com as apreensões de drogas e fuzis e levar paz àquela comunidade. Ainda tem muita informação que chega ao setor de inteligência", declarou.

Ele participou do lançamento, no Rock in Rio, do calendário de eventos "Rio de Janeiro a janeiro", que tem como objetivo turbinar o turismo no Estado e principalmente na capital, gerar emprego e renda e dar mais chances aos jovens de comunidades pobres. Seu sucesso pressupõe uma solução para a área de segurança, que viveu relativa melhora entre 2008 e 2012, com o sucesso inicial do programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e vem dramática nos últimos dois anos.

Pezão disse que mandará nos próximos dias à Assembleia Legislativa do Rio a proposta que cria um fundo para o setor, com recursos dos royalties do petróleo extraído no Estado, num patamar de 5%. "Dos 10% que vão para o ambiental, vamos tirar 5% e colocar na segurança pública. Vamos melhorar as polícias Militar e Civil. Ano que vem serão R$ 197 milhões, mantendo a produção como está, e a produção do pré-sal vai crescer. Esse fundo de segurança permite ainda que a iniciativa privada invista em segurança e abata em impostos", explicou o governador.

Ainda sobre a Rocinha, ele negou que tenha demorado a pedir auxílio ao governo federal para conter a situação. A guerra de traficantes estourou no domingo passado, a despeito da presença de uma UPP na favela. Um bando rival atacou o que vinha dominando a venda de drogas e explorando moradores com taxações de serviços como o fornecimento de botijão de gás e de galões de água. Houve tiroteios intermitentes ao longo da semana, o que deixou a população do morro apavorada e presa em casa, sem poder se deslocar para o trabalho.

Pezão disse que o Exército auxilia no controle da entrada de bandidos pela parte baixa da Rocinha, liberando a polícia para se manter dentro da favela. A reportagem passou nesta manhã pela comunidade e se deparou com grande quantidade de veículos e homens das Forças Armadas. O fluxo de pessoas nas ruas está menor do que o de um domingo qualquer, quando crianças brincam nas ruas e pessoas andam pelas ruas o tempo todo.

+ Moradores da Rocinha denunciam invasões, agressões e roubos por agentes

"Não é de uma hora para a outra que eles (Forças Armadas) entram. Excepcionalmente entraram na sexta-feira, quando tivemos um recrudescimento (da violência). Pedimos às 9h30 e às 15h30 já estavam disponibilizados quase mil homens e tanques. A gente está fazendo isso com muita integração e trabalho e cada vez vamos fazer com mais aprimoramento. Ontem à noite o presidente Michel Temer reiterava que vai permanecer com as forças militares aqui no Rio até o fim de 2018", afirmou o governador.

Segundo Pezão, com o Plano de Recuperação Fiscal assinado com o governo federal, será possível voltar a pagar o adicional por serviços na folga dos policiais, o que deve resultar em mais "dois mil ou três mil" agentes a mais. Ele rechaçou a tese de que as UPPs tenham falhado, e assegurou que o programa continuará a receber investimentos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 16 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 14 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 18 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 16 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 16 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 8 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 16 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 17 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 17 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens