Coreia do Sul construirá submarinos nucleares e satélites espiões

Segundo militares sul-coreanos, esse fortalecimento representa para o país uma boa oportunidade de melhorar as capacidades do seu armamento

© Reuters

Mundo forças armadas 25/09/17 POR Notícias Ao Minuto

As autoridades sul-coreanas estão avaliando a possibilidade de construir submarinos nucleares para conter a Coreia do Norte.

PUB

Nas suas recentes conversações, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, acordou com seu homólogo estadunidense, Donald Trump, reforçar a defesa conjunta dos aliados contra a Coreia do Norte através da "aquisição e desenvolvimento dos meios de defesa mais avançados" ou implantação de armamentos estratégicos do Exército dos EUA no país asiático.

Segundo militares sul-coreanos citados pela agência Yonhap, esse fortalecimento representa para o país uma boa oportunidade de melhorar as capacidades do seu armamento. Além disso, a Administração do presidente Moon considera a obtenção de submarinos nucleares um passo importante para conter a Coreia do Norte.

Nessa conexão, alguns especialistas opinam que a Administração Trump poderá vender ou arrendar à Coreia do Sul seus antigos submarinos da classe Los Angeles. No entanto, um responsável militar sul-coreano descartou tal possibilidade, apontando que "os EUA nunca venderam um submarino nuclear a um país estrangeiro".

"Se decidirmos vir a tê-los, será um desenvolvimento nacional", aponta o especialista, destacando que a Coreia do Sul é capaz de construir seus próprios submarinos nucleares dentro de cinco anos.

Outro meio militar que Seul poderá adquirir são satélites espiões, informa a agência. Atualmente, o Exército sul-coreano depende dos EUA quanto à obtenção de informação via satélite sobre as bases de mísseis ou locais de testes nucleares da Coreia do Norte.

Assim, de acordo com o militar, "em breve terão que ser estabelecidas as prioridades e decididas as formas de as alcançar, ou seja, através de desenvolvimento ou de compra". Com informações do Sputnik News. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula