Red Hot Chili Peppers fazem show irregular para fechar o Rock in Rio

Banda recordista de público no festival concluiu edição deste ano em apresentação marcada por altos e baixos

© Wallace Barbosa / AgNews

Cultura festival 25/09/17 POR Folhapress

Eles são os recordistas de público do Rock in Rio -250 mil pessoas na edição de 2001- mas, na noite deste domingo (24), não justificaram tamanha adoração: com um show irregular, os Red Hot Chili Peppers deram um fechamento chocho à sétima edição do festival.

PUB

A apresentação até começou bem, com três sucessos lançados neste século que ressoaram fortemente com o público, majoritariamente jovem. "Can't Stop", "Snow (Hey Oh)" e "The Zephyr Song" são bons exemplos do que a banda californiana faz com primor: riffs de guitarra extremamente melódicos, o baixo saltitante de Flea e o vocal ora rap, ora suave de Anthony Kiedis.

"Estou tão feliz por tocarmos no mesmo festival que o Sepultura. Eu adoro o Sepultura", disse Flea na primeira das muitas vezes em que se dirigiria aos fãs.

 Fundadores da banda, ele e Kiedis (ambos com 54 anos) são o centro das atenções, especialmente desde a saída do talentoso guitarrista John Frusciante. Seu substituto, Josh Klinghoffer, 37, não se saiu mal, mas não tem a mesma estatura do autor de todos os riffs memoráveis da banda, que é completada pelo confiável baterista Chad Smith, 55.

Voltando ao Brasil pela sétima vez (1993, 1999, 2001, 2002, 2011, 2013) e ao Rock in Rio pela terceira, o RHCP trouxe a turnê de seu disco mais recente, "The Getaway" (2016). Três músicas dele entraram: "Dark Necessities", "Go Robot" (a melhor delas) e "Goodbye Angels". O resto do repertório teve sucessos dos álbuns "By the Way" (2002), "Californication" (1999) e "Blood Sugar Sex Magik" (1991), entre outros.

+ Aerosmith se diverte em show para público com jeito de domingo em SP

Um bom momento veio com a mistura de "I Wanna Be Your Dog", dos Stooges, com "Right on Time". Conhecida por gostar de improvisar jams, a banda o fez logo na abertura e, depois, alongando a entrada de canções como "Californication" (em versão mais lenta, causando estranhamento na plateia) e "Give it Away".

Depois de uma primeira metade dedicada às canções mais recentes, o quarteto emendou três canções de "Blood Sugar Sex Magik", o disco que os catapultou ao estrelato internacional. "Sir Psycho Sexy" e "The Power of Equality" são o típico RHCP dos anos 1990: rap rock funkeado, com vocais meio amalucados. A primeira ainda veio emendada com uma versão acelerada de "They're Red Hot", de Robert Johnson.

Não era exatamente o que a juventude do domingo queria ouvir, e o clima ficou disperso -alguns começaram a tomar o rumo da saída. Mas a terceira canção executada chamou todo mundo de volta: a balada "Under the Bridge", sempre um momento de cantoria coletiva.

A ela seguiu-se "By the Way", talvez a melhor das canções do Red Hot neste século, com sua alternância de ritmos e de vocais. O público se reenergizou, mas a banda deixaria o palco em seguida, sem maiores delongas.

"Moço, o Rock in Rio vai acabar assim?", perguntou à reportagem uma jovem indignada (e um tanto bêbada). "Não é possível." Não era mesmo: os Chili Peppers voltariam para o bis e para um agradecimento final. "Estamos muito gratos de ter a chance de tocar para vocês, Brasil. Sentir os corações e a energia de vocês enche o meu coração de alegria. Obrigado por terem vindo nesse espírito de paz e amor", disse o baixista. Kiedis faria manifestação semelhante ao final.

A conclusão teve "Goodbye Angels" -uma das novas, que começa meio banal, mas termina de modo interessante- e, é claro, a indefectível "Give it Away". Esta, no entanto, veio numa versão sem pressão, muito aquém da original. As 100 mil pessoas que aguentaram até a madrugada de segunda (25) mereciam algo mais empolgado e empolgante. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 22 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 23 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

fama Acidente Há 22 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 23 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

fama Saúde Há 1 Hora

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

fama SILVIO-LUIZ Há 19 Horas

Silvio Luiz está intubado e com ventilação assistida, segundo boletim médico

fama PAULA-TOLLER Há 23 Horas

Paula Toller perde processo contra Fernando Haddad por uso de sua música em vídeo de 2018

fama KÉFERA-BUCHMANN Há 17 Horas

Kéfera alerta seguidores sobre mau estado de doações

esporte Luto Há 22 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Porto Alegre registra 10ºC, menor temperatura do ano, em meio a onda de frio no RS