Mercado prevê, pela 1ª vez, inflação abaixo de 3% para 2017

Para 2018, os especialistas consultados pelo Banco Central também revisaram de forma positiva a estimativa para inflação e crescimento

© DR/USP Imagens

Economia queda 25/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Pela quinta vez consecutiva, economistas das instituições financeiras reduziram a previsão para a inflação neste ano. Dados do Boletim Focus divulgados nesta segunda-feira (25) revelam que a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, caiu de 3,08% para 2,97% em 2017.

PUB

+ Tráfico eleva preços de serviços pagos por moradores para financiar guerra na Rocinha

Diante disso, a projeção para os preços no próximo ano caiu pela quarta vez seguida, de 4,12% para 4,08%. O Boletim Focus é uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas.

No Brasil, para os preços não saírem de controle, foi criado um sistema de meta de inflação, definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e perseguido pelo Banco Central. Em 2017, a meta é deixar o IPCA em 4,5%.

Essa meta, no entanto, permite uma margem para abrigar possíveis crises e choques de preço. Ou seja, em situações excepcionais, o IPCA pode chegar a no máximo 6% e a no mínimo 3%. Dessa forma, é a primeira vez na qual o mercado financeiro projeta uma inflação abaixo do piso estabelecido pelo IPCA.

PIB

Nesse cenário, os especialistas voltaram a traçar um crescimento mais forte para o crescimento da economia. Neste ano, a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu de 0,60% para 0,68%, enquanto para o próximo ano a estimativa subiu de 2,20% para 2,30%.

A revisão das estimativas ocorre em meio a um cenário de queda dos juros e da inflação, além de um crescimento do PIB acima do esperado. No segundo trimestre, a economia cresceu 0,2% diante do aumento surpreendente do consumo das famílias.

No relatório trimestral de inflação, o Banco Central também passou a esperar um crescimento mais forte da economia. Em 2018, a projeção para o PIB passou de 0,5% para 0,7%. Em 2018, conforme aponta o documento elaborado pela instituição, a economia deve crescer 2,2%. Com informações do Portal Brasil.

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 13 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 12 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 4 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 12 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 14 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 13 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 13 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 4 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

justica Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Saúde Há 13 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue