Venezuela se diz 'ameaçada' por Trump e não descarta resposta militar

Anteriormente, o presidente dos Estados Unidos chegou a mencionar a possibilidade de uso da força contra o governo de Maduro

© Reuters / Brendan McDermid

Mundo conflito 25/09/17 POR Notícias Ao Minuto

O ministro venezuela de Relações Exteriores, Jorge Arreaza, não descartou nesta segunda-feira, em discurso na Assembleia Geral da ONU, a possibilidade de Caracas dar uma resposta militar aos Estados Unidos, que estariam representando uma "ameaça" ao país.

PUB

"Como se ele fosse o presidente do mundo, o imperador Donald Trump usou essa tribuna construída para paz para declarar guerra ao mundo, para a destruição de Estados membros. E a aplicação de medidas unilaterais e ilegais", afirmou o chanceler da Venezuela.

+ Coreia acusa Trump de 'declarar guerra' e ameaça derrubar jatos dos EUA

"Hoje devemos ter ciência para o mundo todo que a nossa gente foi diretamente ameaçada pelo presidente dos Estados Unidos", continuou.

Em seu primeiro discurso à Assembléia Geral das Nações Unidas, há uma semana, Trump ameaçou "destruir totalmente" a Coreia do Norte, se necessário, ao mesmo tempo que emitiu avisos acentuados à Venezuela e ao Irã, que também seriam ameaças ao mundo.

Trump advertiu que seu governo poderia tomar "novas ações" para responsabilizar o governo venezuelano de Nicolás Maduro e chamou o acordo nuclear internacional com o Irã "um embaraço" para os Estados Unidos.

Anteriormente, Trump chegou a mencionar a possibilidade de uso da força contra o governo de Maduro. Diante desta e da mais recente pontuação feita pelo presidente dos EUA contra o país, Arreaza garantiu que a Venezuela está pronta para responder na mesma moeda.

"A Venezuela sempre procurará o diálogo com respeito mútuo ao povo dos EUA, mas como um país livre que somos, estamos decididos a defender a nossa soberania e democracia contra qualquer cenário e por meio de qualquer modalidade", destacou o ministro.

"Devemos pôr fim à loucura […] mas se formos atacados nós iremos responder no mesmo terreno em que formos atacados. Esperamos que isso não aconteça nunca", emendou o chanceler venezuelano.

Arreaza ainda condenou as sanções recentes contra Rússia e Irã e comentou que o discurso feito na mesma assembleia pelo ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, em 2006, continua válido. Na ocasião, ele comentou que o encontro "cheirava a enxofre" e comparou o então presidente dos EUA, George W. Bush, ao diabo. Com informações do Sputnik

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 12 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 14 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 14 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 14 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 13 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 15 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 15 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 14 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 13 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo