Em greve, funcionários dos Correios decidem sobre reajuste nesta terça

Por meio da assessoria, a Findect disse que ainda há negociações em curso

© Reuters

Economia Parados 25/09/17 POR Folhapress

Os funcionários dos Correios da Findect (Federação Interestadual dos Sindicatos dos trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios) vão fazer assembleias nesta terça-feira (26) para decidir se aceitam propostas do acordo coletivo para o biênio 2017-18 negociados na última sexta (22).

PUB

A Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) entrou em greve na última sexta-feira (22). Os Correios propõem o reajuste de salário de 3% a partir de janeiro do próximo ano. As informações são da Agência Brasil.

+ Preço do etanol cai em 14 Estados e no Distrito Federal, revela ANP

A Findect é formada pelos servidores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão. Segundo a Federação, os quatro estados correspondem por 75% do fluxo postal do país e detém cerca de 40% do quadro de funcionários da empresa.

Já a Fentect, responde pelos demais estados do Brasil. A federação, que detém 60% do quadro de funcionários e movimenta cerca de 25% do fluxo postal do país, decidiu entrar em greve "antes do final das negociações", segundo os Correios.

Por meio de nota, os Correios lamentaram a iniciativa da Fentect de entrar em greve, tendo em vista as dificuldades econômicas que a empresa atravessa.

"A Fentect iniciou a paralisação nas bases de seus sindicatos filiados antes do fim das negociações. Essa atitude coloca em risco não apenas a qualidade dos serviços prestados pelos Correios aos clientes e à população brasileira, mas também prejudica o esforço de todos os empregados que, ao longo deste ano, trabalharam para reverter a situação financeira da empresa".

A Fentec, por sua vez, alega que a empresa não apresentou uma proposta e que espera a mediação do TST (Tribunal Superior do Trabalho). Em nota, a federação se posicionou.

"Além da falta de comunicação formal por parte dos gestores da estatal, vale destacar que a proposta genérica à outra federação [Findect], viralizada [nas redes sociais], não possui minuta e valor legal. Ainda é de causar estranheza à categoria que os Correios apresentem uma proposta à Findect, federação não regularizada oficialmente no Ministério do Trabalho".

Por meio da assessoria, a Findect disse que ainda há negociações em curso.

"Os Correios apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 3%, mas só em janeiro do próximo ano. Nós queremos o aumento retroativo à data-base referente a agosto de 2017". A assessoria da federação disse que "não é desejo" da Findect que haja uma greve. "Sabemos que a empresa passa por um momento econômico difícil, não queremos greve, queremos ser atendidos" acrescentou.

Na assembleia, agendada para terça, será apresentada aos sindicatos a proposta da empresa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 10 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 12 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 9 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 10 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 11 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 10 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 12 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 11 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens