Ataque terrorista a aeroporto internacional de Cabul fere cinco

Taleban e EI reivindicaram a autoria do ataque

© Omar Sobhani/Reuters

Mundo afeganistão 27/09/17 POR Folhapress

Uma série de foguetes foram disparados contra o aeroporto internacional de Cabul, capital do Afeganistão, ferindo cinco civis nesta quarta (27). Zabihullah Mujahid, um porta-voz do Taleban, reivindicou a autoria do ataque em sua conta oficial em uma rede social. Segundo a agência Reuters, o Estado Islâmico também declarou ser autor do ataque.

PUB

+ Papa canonizará 'mártires brasileiros' no próximo dia 15

Najib Danish, porta-voz do Ministério do Interior afegão, afirmou que um dos foguetes atingiu uma casa próxima ao aeroporto, ferindo as cinco pessoas que se encontravam no local. Segundo Danish, uma das vítimas era uma mulher que não estava "em boas condições de saúde".

O ataque ocorreu poucas horas após a chegada à cidade do Secretário de Defesa americano, James Mattis, que visita o país junto com o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg.

A diretoria do aeroporto informou que todos os voos foram suspensos.

Danish afirmou que forças de segurança cercaram a área de onde acredita-se que os disparos foram feitos. "Uma operação de busca pela polícia está em curso", disse.

A visita ocorre após o anúncio de uma nova estratégia para o Afeganistão pelo presidente Donald Trump, que prevê a intensificação da campanha militar contra o Taleban.

Em entrevista conjunta com o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, Mattis chamou o ataque de "um crime cometido por terroristas".

Assim como Stoltenberg, ele se comprometeu a continuar a apoiar o Afeganistão e a fazer o que for necessário para que o país "não volte a ser um porto seguro para terroristas internacionais".

"O custo de ficar no Afeganistão é alto, mas o custo de partir é ainda maior", declarou Stoltenberg. "Se as forças da Otan partissem cedo demais, haveria o risco do Afeganistão voltar a um estado de caos".

Ele afirmou que a Otan se comprometia a financiar as forças de segurança afegãs até 2020 e que a organização continuaria a enviar cerca de US$ 1 bilhão por ano para esse fim.

O Secretário de Defesa americano disse que os EUA enviaram um adicional de 3000 soldados para auxiliar no treinamento das forças armadas afegãs.

Ele também declarou que Washington apoia um acordo negociado entre Taleban e o governo do Afeganistão. "Quanto mais cedo o Taleban reconhecer que não pode vencer usando bombas, mais cedo a matança acabará", afirmou. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 23 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 16 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 20 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 17 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

economia Reforma Tributária 26/04/24

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Antártida Há 17 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

economia Governo Lula Há 23 Horas

Governo quer mexer em salário indireto

lifestyle Challenger deep Há 19 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

politica FELIPE-NETO Há 23 Horas

Lira pede que Felipe Neto seja investigado por injúria após ser chamado de 'excrementíssimo'