Uso de celular aumenta o número de acidentes no metrô de SP

Tropeços e esbarrões, principalmente nas escadas e nas plataformas das estações, durante o embarque e o desembarque, lideram os acidentes

© Reuters

Brasil linha 4 27/09/17 POR Folhapress

Os acidentes envolvendo passageiros na linha 4-amarela (Luz-Butantã) do metrô aumentaram em dois anos. E o grande vilão é o telefone celular, de acordo com levantamento realizado pela concessionária ViaQuatro.

PUB

Segundo o estudo, em 2015, a média mensal de acidentes era de 16,3. Este ano, passou para 23,9. Em 2016, a média era de 20,8.

Todos são casos que precisaram de atendimento médico. Ler ou digitar no celular estão entre as atividades que mais causam os acidentes nas estações da linha 4-amarela.

Tropeços e esbarrões, principalmente nas escadas e nas plataformas das estações, durante o embarque e o desembarque, lideram os acidentes, segundo o estudo da ViaQuatro.

O levantamento foi feito com base nos registros das ocorrências nos postos médicos.

"Quando um passageiro é atendido pelas nossas equipes, fazemos um relatório detalhado sobre o que ocorreu. Por isso conseguimos obter esta estatística, que nos alertou sobre a necessidade de conscientização sobre o uso do celular", diz o gestor de atendimento da ViaQuatro, José Luiz Bastos.

A maioria dos acidentes causa ferimentos leves. "Quando estão andando ou correndo e olham para o celular, para digitar ou ler, os passageiros se distraem e acabam tropeçando ou esbarrando em outras pessoas. Mudar este comportamento pode ajudar muito na segurança das nossas estações", afirma Bastos.

CAMPANHA

Com o objetivo de prevenir os acidentes, a concessionária lançou ontem uma campanha, colocando adesivos de alertas nas principais escadas rolantes das estações Pinheiros e Luz, duas das mais movimentadas da linha.

+ Acidente entre dois ônibus escolares deixa crianças feridas no Paraná

No total, serão cem escadas adesivadas ao longo de toda a linha. Também serão colocados painéis e cartazes. Além disso, um grupo de atores fez intervenções artísticas nas estações.

Uma das principais dicas para prevenir acidentes envolvendo celular nas estações de metrô é evitar olhar e digitar no aparelho celular ao caminhar ou correr.

"Se for impossível não usar o celular, é mais seguro parar um pouco em um lugar menos movimentado da estação e depois seguir a viagem", afirma o gestor de atendimento da ViaQuatro, José Luiz Bastos.

Outra orientação é usar o corrimão nas esteiras e as escadas, fixas e rolantes. Dentro dos trens, é aconselhável sempre segurar nas barras de apoio para evitar acidentes durante a aceleração ou freio.

Muitos passageiros utilizam as duas mãos para manusear o celular e ficam distraídos. É importante também ficar atento ao sinal sonoro de abertura e fechamento das portas.

DISTRAÇÃO

O analista de atendimento Bruno Vieira, 29 anos, usuário assíduo da linha 4, ficou impressionado com a quantidade de acidentes envolvendo celular e aprovou a campanha de conscientização. "Na correria, a gente acaba se distraindo com o celular e não percebemos os acidentes. Eu já vi muitos tropeções e esbarrões."

"Precisamos saber usar melhor o celular, respeitando os outros passageiros", disse o músico Júlio Oliveira, 65 anos, que já presenciou acidentes por causa da distração de passageiros. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 15 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 17 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 17 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 15 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 16 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 17 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 14 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 11 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 8 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 15 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida