Sindicato não pode descontar de trabalhador não filiado, diz MPT

"Ela (a reforma trabalhista) estabelece que a pessoa que não é filiada e não autorizou não pode ser descontada", afirma procurador

© DR

Economia Contribuintes 02/10/17 POR Estadao Conteudo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) deve entrar com ações coletivas para impedir que os sindicatos descontem as novas contribuições de trabalhadores, sócios ou não das entidades. Para o procurador do trabalho Henrique Correia, esse posicionamento das centrais "é ilegal de acordo com a reforma recém-aprovada". "Ela (a reforma trabalhista) estabelece que a pessoa que não é filiada e não autorizou não pode ser descontada."

PUB

+ Contra denúncia, governo fala em aumento do poder de compra do mínimo

Segundo ele, se os sindicatos firmarem convenção prevendo o desconto, ele será ilegal, pois a própria reforma "proíbe isso em seu artigo 661-b". "Não pode ter negociação sobre os pontos abaixo e entre eles está o de que não pode ser imposta contribuição para quem não é sindicalizado."

O Supremo Tribunal Federal (STF), segundo Correia, já decidiu proibir o desconto de quem não é filiado em sua Súmula 40 (ela trata da contribuição confederativa). Para Correia tanto faz o nome que se dê à contribuição - assistencial ou negocial -, pois o princípio seria o mesmo. "Para contribuir tem de se dar essa autorização."

A expectativa do procurador é que a ação dos sindicatos seja contrastada no Judiciário. "Até o STF vai se pronunciar novamente pela ilegalidade e inconstitucionalidade dessas contribuições. Mas, se vier uma nova lei ou uma medida provisória, aí será outro caso." O procurador afirma ainda que o trabalhador que for descontado a partir de 11 de novembro - quando a reforma entra em vigor - deve procurar o MPT e denunciar. "Eu tenho várias ações púbicas contrárias à contribuição de quem não é filiado. Com certeza o MPT deve entrar com ações coletivas."

Professores

Para a professora de Direito do Trabalho da PUC-SP Fabíola Marques, a estratégia defendida pela maioria das centrais para cobrar a contribuição de todos os trabalhadores é ilegal. De acordo com ela, a autorização exigida pela reforma deve ser pessoal. A assembleia pode decidir somente pela cobrança da contribuição dos associados.

"A legislação foi mal elaborada e tem falhas que os sindicatos e as centrais estão tentando descobrir para retomar as contribuições e permitir, por meio de convenção coletiva, a sua aplicação." Segundo ela, em muitos casos, isso será possível, mas as novas contribuições só devem ser cobradas dos associados. "Creio que esse será o entendimento do Judiciário." Como na assembleia só votam sócios, a contribuição não poderia atingir os demais trabalhadores. "Há quem tenha uma ideia mais restritiva e diga que o negociado só prevalece sobre o legislado para os sócios dos sindicatos, pois só eles votam nas assembleias."

Já o professor de Direito do Trabalho da Universidade de São Paulo (USP) Otávio Pinto e Silva afirmou que o plano dos sindicatos deve ter respaldo no Judiciário por causa da lei que institui as centrais, em 2008. "A lei das centrais já dizia que a contribuição sindical compulsória vigoraria até que uma lei regulasse uma contribuição negocial vinculada ao exercício da negociação coletiva, que seria aprovada em assembleia da categoria."

Para ele, como o sindicato representa a categoria e não só os associados, a aprovação na assembleia vincularia a todos. "É claro que essa interpretação fica sujeita a chuvas e trovoadas. Pode haver impugnação individual do trabalhador ou por meio de ação coletiva do MPT", afirmou. Para, ele o princípio da contribuição vale também para empregadores. "Só que no caso deles, a contribuição seria vinculada ao capital social da empresa". Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 22 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Insólito Há 4 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo México Há 5 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

fama BERNARD-HILL Há 23 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 22 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

politica Bolsonaro Há 4 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

brasil CHUVA-RS 05/05/24

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)