Radar dos EUA impede noruegueses de assistir à TV

Segundo um residente de Vardo, Arnt Edmund Jensen, o problema começou cerca de três anos atrás e se agravou nos últimos dias

© DR

Mundo Globus II 04/10/17 POR Notícias Ao Minuto

Os habitantes da comuna de Vardo, nordeste da Noruega, estão cansados do radar norte-americano Globus II, que interrompe o sinal de TV e faz duplicar a imagem.

PUB

Segundo um residente de Vardo, Arnt Edmund Jensen, o problema começou cerca de três anos atrás e se agravou nos últimos dias. 

"Comprei uma nova antena parabólica. Foi instalada por um especialista competente. Entretanto, isso não resolveu o problema", disse Jensen à emissora norueguesa NRK.  

As autoridades de Vardo disseram que as Forças Armadas são responsáveis pela deficiência do sinal e que poderá levar um ano e meio para ultrapassar esse problema, porque as autoridades municipais receberam dinheiro da inteligência da Noruega para instalarem televisão por cabo nas casas dos moradores locais, afetados pelo radar, mas gastaram tudo há vários anos.

+ Anistia Internacional denuncia 'caça' a gays no Egito

O porta-voz do Serviço de Inteligência da Noruega, Kim Gulbrandsen, confirmou que o serviço negociou alguns anos atrás com as autoridades de Vardo para encontrar uma solução amigável e alternativa às antenas parabólicas. Como resultado, 159 casas em Vardo passaram a ter televisão por cabo. Isso foi anunciado no jornal local, mas Jensen disse que não recebeu nenhuma informação por ter estado em viagem.

Vardo tem uma população de 2,1 mil habitantes e está situada no extremo nordeste do país. O radar norte-americano Globus II foi instalado em Vardo em 1998. Segundo as autoridades locais, o objetivo do radar é monitorar e classificar objetos no espaço aéreo. Entretanto, muitas pessoas pensam que o radar desempenha um papel importante no sistema de defesa antimíssil dos EUA. 

Agora o radar é administrado pelo Serviço de Inteligência da Noruega e operado por noruegueses. De acordo com a inteligência, o objetivo principal do radar é "monitorar os movimentos no espaço aéreo no mar de Barents e em outras áreas de interesse no norte". O Serviço de Inteligência da Noruega sublinha também que o radar não afeta a saúde dos habitantes.

A Noruega e os EUA planejam instalar um novo radar militar Globus III, além do já existente Globus II, até o ano de 2020. Com informações do Sputnik News. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 20 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 22 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 22 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 20 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 21 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 22 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 19 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 16 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 12 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 20 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida