Entenda alternativas para preservação da fertilidade após a quimio

Congelamento de óvulos ou embriões estão entre as opções para mulheres que sonham com uma futura gravidez

© iStock

Lifestyle OUTUBRO ROSA 05/10/17 POR Notícias Ao Minuto

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos novos casos a cada ano. E, além de enfrentar a doença, muitas delas precisam lidar com a infertilidade, pois os tratamentos oncológicos de quimioterapia e radioterapia, além de destruírem as células tumorais, também afetam diretamente as células germinativas, que dão origem aos óvulos.

PUB

No momento em que a paciente descobre que tem câncer, é recomendado que o início do tratamento seja imediato. Entretanto, se a mulher pretende engravidar após esse período, devido às suas chances serem comprometidas, o desejo de uma gravidez futura deve ser discutido com o oncologista e um especialista em reprodução humana.

+ 43 dicas para manter alimentação saudável durante tratamento de câncer

Precisa-se salientar que, diante dos danos causados no sistema reprodutivo feminino, para conseguir realizar o sonho de ter filhos após a cura da doença, os pacientes podem contar com diversas alternativas para a preservação da fertilidade como congelamento de gametas e tecido, além da Fertilização in Vitro, técnica mais comum.

Segundo Dr. Philip Wolff, especialista em Biotecnologia, Diretor e Responsável Técnico pelos laboratórios de Andrologia, Embriologia e Criopreservação na Clínica Genics, o método escolhido vai depender de diversos fatores, entres eles, estão a idade da paciente e do tipo de câncer. “Quando o indicado é o congelamento de tecidos do ovário, em dois dias ela estará pronta para seguir em prol da cura da doença. Caso a orientação seja para que realize o congelamento de óvulos ou de embriões, o procedimento pode ser feito imediatamente após o diagnóstico, ou em até 14 dias antes do início do tratamento oncológico, sem que a mulher precise esperar até a próxima menstruação”, esclarece.

É importante ressaltar que a paciente receba a informação sobre os danos que a quimioterapia e radioterapia causam no sistema reprodutivo, assim como as opções atuais para a preservação da fertilidade antes de iniciar o tratamento oncológico, para que a busca de uma vida saudável, não elimine o sonho de ser mãe.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 11 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 9 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 12 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 11 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama DEBORAH-EVELYN Há 8 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Iraque Há 4 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá