CBF pretende usar árbitro de vídeo no último final de semana de outubro

A Fifa permitiu que o Brasil usasse o árbitro de vídeo desde fevereiro de 2016

© REUTERS/Jorge Adorno

Esporte Futebol 06/10/17 POR Folhapress

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) trabalha com um novo prazo para a implementação do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro. A ideia agora é que a tecnologia passe a ser utilizada na 31ª rodada da competição, que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de outubro.

PUB

+ COI afasta Nuzman e suspende Comitê Olímpico Brasileiro

"Esperamos que tudo esteja alinhado até o final de outubro, mas ainda depende de algumas situações. Estamos ainda negociando com empresas, que fornecerão os equipamentos e os operadores para a utilização do árbitro de vídeo", disse o Coronel Marcos Marinho, chefe da comissão de arbitragem da CBF.

De acordo com Marinho, a entidade fará um teste offline (sem a comunicação entre o árbitro de vídeo e o de campo) antes da implementação oficial.

"Vamos fazer esse teste uma rodada antes de colocar em prática. A ideia é fazer o teste seja nos dez jogos da rodada. Só vamos colocar em prática, quando estiver tudo pronto", afirmou.

Desde o último dia 20, a CBF realiza treinamentos para a implementação do sistema para 64 árbitros e assistentes em Águas de Lindoia, interior de São Paulo. Eles foram divididos em quatro grupos, com 16 pessoas -cada turma terá cinco dias. As atividades vão até o dia 11 de outubro.

No curso, os árbitros realizam trabalhos teóricos, assistem vídeos ilustrativos e fazem simulações de lances que podem acontecer durante as partidas. Os jogadores que simulam as jogadas são da categoria sub-17 do Brasilis, time que disputa a Série B do Paulista, equivalente à quarta divisão.

O desejo de implementar o árbitro de vídeo ainda nesta edição do Campeonato Brasileiro é do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. O cartola tomou a decisão no último dia 18 —um dia após o atacante corintiano Jô marcar com o braço um gol na vitória de sua equipe sobre o Vasco por 1 a 0, no Itaquerão.

Segundo Marinho, a ideia do presidente era colocar a tecnologia em prática já na rodada seguinte, marcada para os dias 23, 24 e 25, o que não foi possível.

Outra data cogitada para a implementação era a rodada 28, que será realizada nos 14 e 15, o que não acontecerá.

FIFA

A Fifa permitiu que o Brasil usasse o árbitro de vídeo desde fevereiro de 2016. A ideia inicial da entidade era implementar em agosto do mesmo ano, mas não foi colocado em prática.

Em fevereiro de 2017, a CBF anunciou a mudança na programação para 2018 em razão do custo de R$ 20 milhões somente para arcar com aspectos operacionais.

Antes do erro no lance de Jô, a CBF já trabalhava com o planejamento para implementar somente em 2019. Com informações da Folhapress. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Bioparc Há 6 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo EUA Há 8 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

justica Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

fama Luana Piovani Há 9 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

fama Rio Grande do Sul 07/05/24

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça

justica Santa Teresa Há 8 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Acidente Há 8 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

fama Hilary Duff Há 8 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

lifestyle Peso Há 7 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

mundo Israel/Palestina Há 8 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja