Anac vai garantir contrato de shopping em Viracopos após nova concessão

O projeto do CAM/Viracopos (Centro atacadista de Moda) foi pensado para abrigar a construção de um complexo comercial com cerca de 200 lojas, terminal rodoviário e estacionamentos

© iStock

Economia AEROPORTO 11/10/17 POR Folhapress

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) garantiu, nesta terça-feira (10), a manutenção do maior contrato comercial de Viracopos, que foi assinado em maio deste ano -portanto, dois meses antes do anúncio de que a concessão do aeroporto de Campinas seria devolvido ao governo.

PUB

O projeto do CAM/Viracopos (Centro atacadista de Moda) foi pensado para abrigar a construção de um complexo comercial com cerca de 200 lojas, terminal rodoviário e estacionamentos, em uma área de 120 mil metros quadrados dentro do aeroporto, com previsão de inauguração em 2019.

A ideia do projeto foi levar a Viracopos um conceito chamado "aerotrópole" ou "aeroporto-cidade", tornando o aeroporto um ponto de compras para comerciantes de todo o país que revendem produtos de moda, cama, mesa e banho.

Seria um centro de compras preparado para competir com o comércio atacadista do centro de São Paulo, como o Bom Retiro, mas com acesso fácil a mais de cem destinos do aeroporto. A localização também facilita o escoamento da indústria.

O contrato assinado no início de maio pela concessionária do aeroporto previa um investimento de R$ 200 milhões por parte da empresa Incorp Empreendimentos e Participações. Mas no final de julho, o consórcio que administra o aeroporto decidiu devolver a concessão ao governo, colocando o CAM em compasso de espera, quando já havia compromisso de investimento com o investidor e lojistas.

+ Aval do Cade pode selar compra bilionária

"Tem a concessão principal que a Anac estabelece com o aeroporto, e as concessões de espaço, que são subconcessões. Quando a lei fala em rescindir o contato vigente, tudo cai por água abaixo", diz o advogado Marcelo Valença, do escritório ASBZ, que atuou no caso.

Segundo Valença, o contrato original já tinha mecanismos de proteção caso a concessão fosse dada em garantia pelo operador a um credor. Quando o contrato do CAM foi assinado, as dificuldades financeiras pelas quais passavam as acionistas do consórcio de Viracopos já eram de conhecimento público.

"Após a notícia da relicitação de Viracopos, nós exercemos o direito contratual e a Anac reconheceu, pedindo algumas mudanças no contrato", disse Valença. Conforme a portaria da agência, fica garantida a vigência do contrato do CAM até 2042.

O advogado afirma que os investidores do CAM agora estão seguros de que, mesmo que a concessionária do aeroporto troque de mãos, todos os recursos que forem pagos no âmbito do contrato pela ocupação do espaço não serão pagos à atual concessionária.

"Vão ser pagos à nova concessionária, vai entrar como reforço de caixa, como receitas de exploração de imóvel não dedicado à atividade aeroportuária. É como se fosse uma âncora que já estivesse ali para garantir uma receita ao novo concessionário", afirma. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 13 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 11 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 4 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 11 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 13 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 12 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 13 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 4 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

justica Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Saúde Há 12 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue