Asteroide de 13 metros de diâmetro passa nesta quinta pela Terra

Bem no começo da madrugada, à meia-noite, ele vai passar a 50 mil quilômetros do nosso planeta

© Reprodução

Tech bem perto 11/10/17 POR Notícias Ao Minuto

ientistas da Universidade Federal Báltica de Immanuel Kant modelaram a trajetória do asteroide 2012 TC4 e visualizaram-no com ajuda do ambiente de modelação própria de processos e fenômenos espaciais Astro-Model.

PUB

Amanhã, 12 de outubro de 2017, o 2012 TC4 vai voar perto da Terra. Este asteróide bastante pequeno e não esférico tem aproximadamente 13 metros de diâmetro, por isso, até mesmo quando ele estiver o mais perto possível de nós, será necessário um telescópio potente para observá-lo. Bem no começo da madrugada, à meia-noite, ele vai passar a 50 mil quilômetros do nosso planeta. Em dimensões espaciais, é muito perto: para comparar, a distância entre a Terra e a Lua é sete vezes maior. Não é todo dia que corpos celestes passam tão perto de nossa casa.

+ NASA divulga imagem fascinante das luas de Júpiter

Na verdade, as consequências de tal evento podem ser diferentes – até um asteroide pequeno, devido à sua extrema velocidade, pode causar grandes destruições, como, por exemplo, aniquilamento de uma cidade inteira.

Por exemplo, o assim chamado asteroide de Chelyabinsk – de tamanho semelhante ao do 2012 TC4 – caiu na Terra em fevereiro de 2013.

Felizmente, astrônomos cuidadosamente observam sem parar todos os "visitantes indesejáveis" potenciais e avaliam em tempo a possibilidade de colisão com a Terra. Com ajuda de programas contemporâneos, é possível calcular com antecedência as órbitas de corpos celestes e projetar as trajetórias dos seus voos. Integrantes da Comunidade de Astrônomos da Universidade Federal Báltica de Immanuel Kant calcularam os parâmetros da órbita do asteroide 2012 TC4 e visualizaram o seu movimento.

Aleksei Baigashov, diretor da Comunidade dos Astrônomos, explica: "O veredito é certo: embora um asteroide pequeno voe perto da Terra, a sua trajetória não atingirá o nosso planeta e não há hipótese de ele cair aqui. Os resultados calculados coincidem com os mundiais – cientistas avaliam a possibilidade de colisão com este asteroide como muito pequena, menos de 1%."

Graças aos esforços de astrônomos, o voo do asteroide 2012 TC4 ao lado do nosso planeta já pode ser observado agora. Com informações do Sputnik News. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 21 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 6 mins

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 23 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 21 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 13 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 22 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 21 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 23 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 22 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens