FMI espera crescimento mundial maior neste ano e em 2018

Para diretora.geral, os países devem investir mais em projetos de infraestrutura, educação e atuar para reduzir as diferenças salariais entre homens e mulheres

© Getty Images

Economia previsão 12/10/17 POR Estadao Conteudo

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou que a instituição multilateral espera um crescimento mundial maior neste ano e em 2018, quando deverá avançar 3,6% e 3,7%, respectivamente. Segundo ela, 75% do mundo estão registrando elevação do nível de atividade. "Mas a retomada da economia mundial não está completa", destacou Lagarde. Ela apontou que 47 países registraram queda de Produto Interno Bruto (PIB) em 2016.

PUB

"Defendemos como primeira prioridade assegurar a recuperação da economia mundial", apontou Lagarde. "Não é tempo para ser complacente e é preciso adotar políticas para crescimento sustentável". Para ela, na área fiscal, os países devem investir mais em projetos de infraestrutura, educação e atuar para reduzir as diferenças salariais entre homens e mulheres, o que classificou como principal para diminuir a desigualdade social.

Lagarde ressaltou que a política monetária também é importante instrumento para governos viabilizarem a retomada da demanda agregada de seus países. Na sua avaliação, tem importância especial o combate à corrupção e aquecimento global.

Na área financeira, ela defendeu a consolidação de regulações pelos países a fim de evitar situações negativas nos mercados internacionais. "Há potencial de riscos de apertos em mercados financeiros e que podem gerar fuga de capitais", apontou.

Christine Lagarde enfatizou que é necessário o avanço dos negócios de mercadorias e serviços entre nações para colaborar no crescimento internacional. "Precisamos assegurar expansão de comércio mundial para ajudar economia global", disse. "Acordos comerciais devem sempre ter mudanças para facilitar o comércio de países."

A diretora-gerente do FMI ressaltou também que "controles de riscos financeiros na China serão bem vindos" e "espera que o Brexit seja concluído com rapidez para reduzir incertezas." Ela fez os comentários em entrevista coletiva durante a reunião anual do FMI.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 21 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 18 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 22 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 20 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama REALITY-A GRANDE CONQUISTA Há 23 Horas

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições

tech Ataque Há 15 mins

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech Justiça Há 13 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

fama Casais famosos Há 12 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)