Com ritmo atual, Doria levaria 10 anos para zerar fila das creches

A Secretaria Municipal da Educação diz que tem foco na qualidade e que, em nove meses, foram criadas 7.762 vagas em creche

© Nacho Doce / Reuters

Brasil São Paulo 13/10/17 POR Folhapress

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), levaria dez anos (ou dois mandatos e meio) para cumprir a promessa de criar 65.500 vagas em creches, se fosse mantido o ritmo atual de novas matrículas na rede municipal. Quando assumiu a prefeitura, o tucano prometeu zerar, até março de 2018, a fila deixada por Fernando Haddad (PT).

PUB

+ Devotos enfrentam calor e cansaço para pagar promessas em Aparecida

Os números de setembro divulgados pela Secretaria Municipal da Educação mostram que a meta está distante. Segundo o levantamento, são 132.365 crianças à espera de vaga, ante 133.005 apontadas em setembro do ano passado, ainda durante a gestão do petista, uma variação de apenas 0,5% (são 640 a menos).

Entretanto, considerando-se também o último trimestre da gestão de Haddad, constam como matriculados até setembro apenas 6.406 a mais (283.556, ante 289.962) que em relação ao mesmo mês do ano passado, uma variação de apenas 2,3%. A prefeitura leva em consideração outras 2.017 matrículas "em processo".

Os dois distritos que lideravam o ranking de mais necessitados em setembro de 2016 seguem nessas posições, porém, houve redução no número de crianças à espera: Jardim Ângela (-7,5%) e Grajaú (-9,9%).

Durante a campanha eleitoral, Doria prometeu criar 103 mil vagas em um ano. Depois, disse que criaria 65.500 vagas até março de 2018, a fila registrada no último mês da gestão anterior.

Integrante do Fórum Municipal de Educação Infantil e professora da Unicid, Maria Aparecida Guedes Monção diz que, se há 132 mil crianças fora das creches, a prefeitura descumpre a Constituição. "Não é um favor, mas um dever do Estado oferecer vagas", diz. "Defendo que tem que acelerar a oferta, mas não pode ser sem qualidade. Não se pode comprometer o desenvolvimento das crianças", afirma.

CENTRO EXPANDIDO

Outro dado que chama a atenção entre aqueles divulgados pela Secretaria Municipal da Educação é o aumento na procura por vagas em creches no centro expandido da capital (região que engloba os bairros entre as marginais Tietê e Pinheiros e as avenidas Bandeirantes e Salim Farah Maluf).

Entre os dez distritos que lideram o crescimento na busca por vaga, sete estão nessa região mais central da cidade: Pari, Lapa, Jardim Paulista, Água Rasa, Mooca, Consolação e Perdizes.

Em quatro desses distritos, houve também queda no número de matriculados, na comparação com igual período do ano passado (Lapa, -4,1; Jardim Paulista, -1,9%; Água Rasa, -3,3%; Perdizes, -2,8%).

Para a professora de pedagogia Célia Serrão, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o aumento na procura por vagas em creches em bairros centrais pode estar relacionado ao crescimento no número de imigrantes e de pessoas vindas de outras regiões do Brasil. "É uma população grande e flutuante. Outro impacto é provocado pelas ocupações", afirma.

Célia destaca filhos de imigrantes bolivianos. "São crianças bolivianas, que aprendem português na escola", diz.

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal da Educação diz que tem foco na qualidade e que, em nove meses, foram criadas 7.762 vagas em creche (comparando com dezembro de 2016 e levando em consideração matrículas em processamento).

"O que é 21 vezes mais do que o realizado no primeiro ano da gestão anterior", diz. Segundo a secretaria, há previsão de criação de mais 23 mil vagas ainda este ano por meio de ampliação de convênios, com um aporte de R$ 49 milhões, além de 25 obras em andamento. Com informações da Folhapress

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 13 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 21 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 17 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 21 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 14 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'