10 dicas para escolher o bichinho de estimação mais adequado a você

É importante avaliar as características do pet, a disponibilidade de tempo da família para dar atenção e o espaço do ambiente que ele vai viver

© iStock

Lifestyle COMPATIBILIDADE 21/10/17 POR Notícias Ao Minuto

Além de melhores amigos, os pets também são uma oportunidade para ensinar as crianças sobre os cuidados com a vida e responsabilidade. Mas, antes de presentear com um bichinho de estimação, é importante avaliar quem cuidará realmente do pet, pois é uma vida que a família vai levar para casa. Por isso, a Petz orienta, tanto nos eventos de adoção como nas lojas, sobre a posse responsável, para evitar abandonos e maus-tratos.

PUB

"Um pet em casa é uma ótima forma de ensinar limites, respeito à vida, cuidado e solidariedades às crianças", afirma a veterinária da Petz Renata Del Bianco. Para as crianças menores, a Dra. Renata orienta que o contato tenha sempre a supervisão de um adulto. Além de cães e gatos, uma alternativa mais prática para a família são roedores, peixes e até aves. "Como esses bichos são mais independentes, não exigem tanto contato físico nem tanto tempo de dedicação, como os cães”, explica a veterinária. Veja a seguir as dicas:

+ Inspire-se: veja famosas que aderiram ao cabelo cinza

1 – Os hamsters são simpáticos, interagem com as crianças e não necessitam de muito espaço. Mas, assim como qualquer bichinho de estimação, deve receber cuidados como limpeza, comida e carinho. Não precisa de vacinas, mas devem ser levados ao veterinário uma vez por ano. Entre as raças mais comuns estão o hamster sírio, que costuma ter 15 cm de comprimento e apresenta pelagem colorida, e o hamster chinês, que não ultrapassa 10 cm. A expectativa de vida é de 2 anos e meio.

2 - Os porquinhos- da-índia são animais crepusculares, costumam ser mais ativos no fim do dia para noite. São bastante comunicativos e assustados, mas se acostumam com seus donos e gostam de carinho. Por serem roedores também precisam receber produtos para o desgaste frequente do dente, assim como limpeza do recinto, água, comida, além de carinho. Expectativa de vida de cinco anos.

3 - Os peixes betta são resistentes e podem ser uma boa escolha para quem está começando. Tem cera de 6,3 cm de comprimento , mas precisa de um aquário de tamanho adequado, com filtros, plantas e decoração. Expectativa de vida de 3 a 5 anos.

4 - Calopsita é uma ave inteligente e calma quando acostumada a ter contato com pessoas desde filhote. Pode ser ensinada a obedecer comandos e adora carinhos, brinquedinhos e petiscos. Ela pode ficar solta no ambiente, desde que tenha supervisão. A expectativa de vida é de 15 anos.

5 - Cães e gatos envolvem mais gastos com saúde e bem-estar. Os pets vão precisar de visitas semestrais ao veterinário, carteira de vacinação em dia e uma boa ração, além de banho e tosa, petiscos, brinquedos, acessórios e produtos de higiene. Além disso, podem viver cerca de 16 anos.

6 - Gatos se adaptam melhor as horas em que os donos estão fora de casa, porque dormem mais de 10 horas por dia. Por outro lado, também precisam de atenção e cuidados.

7 - Os cães são ativos, requerem passeios diários e não gostam de ficar muito tempo sozinhos. É preciso dedicar um tempo para dar atenção, interagir, brincar e passear com eles. Quando ainda são filhotes, os cães precisam de adestramento e paciência do dono para aprender a fazer as necessidades no lugar certo. Eles crescem e também podem ficar maiores do que o esperado.

8 - Algumas raças como golden retriever, shih-tzu, yorkshire, lhasa apso, maltês, schnauzer, chow chow, spitz alemão, sheepdog, bernese mountain dog, pastor de shetland, collie, cocker spaniel, akita e husky siberiano e gatos persa e himalaia exigem cuidados diários com a pelagem, como a escovação, por exemplo.

9 - As raças de pequeno porte se adaptam melhor em lugares mais compactos. Exemplos de cães para apartamento: bulldog francês, bulldog inglês, jack russel terrier, shih-tzu, lhasa apso, cocker spaniel, yorkshire, spitz alemão, pastor de shetland, pug, poodle e west highland terrier.

10 - É importante saber se a família mora em um lugar que aceite bichinhos, se há espaço para o pet viver com conforto, se alguém é alérgico à pelagem e se os vizinhos não se importarão com os latidos. A casa deve ser estruturada para receber o pet, com proteção de tomadas, cuidados ao acesso a produtos de limpeza e plantas tóxicas, incluindo arranhadores para gatos e rede nas janelas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula